Menu

Administrador

Matérias Concurso - MAPAA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Administrador do (MAPA) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de acordo com edital de 2014 realizado pela CONSULPLAN.

 

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa;
  • Conhecimentos Gerais;  
  • Raciocínio Lógico;
  • Conhecimento de Informática.

Conhecimentos Específicos:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Estado: elementos e poderes. Governo: função, forma, sistemas e estrutura. Princípios da Administração Pública. Contratos administrativos e licitações. Orçamento Público.

ADMINISTRAÇÃO GERAL

Fundamentos de Administração. O ambiente das Organizações. Administração estratégica. O papel da administração no desempenho da organização. Sistemas de gestão organizacional. Planejamento estratégico, tático e operacional. Funções, papéis e responsabilidade. Empreendedorismo e Inovação.

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Administração estratégica. Competitividade. Ambiente externo: oportunidades, ameaças. Ambiente interno: recursos, capacitações e competências essenciais. Visão baseada em recursos. Estratégia Internacional. Governança corporativa. Orçamento Empresarial.

GESTÃO DE PESSOAS e COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAOL

Gestão estratégica de pessoas. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Aprendizagem Organizacional. Conflitos. Liderança. Sistemas de Remuneração. Cultura e clima organizacional. Qualidade de vida no trabalho. Comunicação organizacional. Gestão da mudança. Gestão do Conhecimento. Desenvolvimento e gestão de produtos. Estratégias de distribuição. Formação de preços. Elementos de comunicação de marketing.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

Sistemas de Produção. Capacidade e localização. Produto e processo. Arranjos físicos e fluxo. Estoques. Inventário Físico. Logística: produto logístico; sistemas de transporte; armazenagem; operação do sistema logístico. Gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management). Gestão da qualidade.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Juros simples e juros compostos. Descontos. Anuidades. Métodos de amortização. Séries de pagamentos. Finanças: Risco e retorno: risco de carteira; modelo CAPM. Orçamento de capital e fluxos de caixa: técnicas de análise de projetos: payback; payback descontado; VPL; TIR. Opções reais: método binomial; árvores de decisão. Custos e estrutura de capital: custo médio ponderado de capital (WACC); alavancagem. Avaliação de empresas: avaliação pelo fluxo de caixa descontado (modelos DCF e FCFE).

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

Funções, papéis e responsabilidade. Desenho organizacional. Autoridade e responsabilidade. Delegação e descentralização. Departamentalização. Fluxogramas. Organogramas.

CONTABILIDADE E FINANÇAS

Noções de Contabilidade Pública. Contabilidade Gerencial: custos para decisão; estrutura e análise das demonstrações contábeis; sistemas de informações gerenciais.

GESTÃO AMBIENTAL

Responsabilidade sócio-ambiental. Impactos ambientais e empreendimentos. Gestão Ambiental.

LEGISLAÇÃO

Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações posteriores - Lei de Licitações; Lei Federal nº 10.520/2002 - Institui no âmbito da Administração Pública a modalidade de licitação denominada pregão. Lei nº. 8.112/1990 - Regime Jurídico Único. Decreto Lei nº 200/1967. Lei 8.027/1990 - Código de Ética dos Servidores Públicos.

ECONOMIA

Macroeconomia: agregados macroeconômicos. Políticas Públicas. Sistema Financeiro Nacional.

Veja aqui apostilas grátis para estudo:

Confira aqui o edital:


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso