HomeComo passarMatérias do ConcursoCGU - Controladoria-Geral da UniãoAnalista de Finanças e Controle - Área Desenvolvimento de Sistema da Informação


Analista de Finanças e Controle - Área Desenvolvimento de Sistema da Informação

Matérias Concurso -CGU

A seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Analista de Finanças e Controle, com especialidade em Tecnologia da Informação/Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Controladoria-Geral da União - CGU de acordo com edital de 2012 realizado pela Esaf - Escola de Administração Fazendária.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa e Espanhola;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Administração Financeira e Orçamentária.
  • Técnicas de Controle;
  • Administração Pública.

Conhecimentos Específicos:

  1. GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1. Governança de TI - Cobit 4.1: aspectos gerais, estrutura, conceitos, finalidade, modelo de maturidade, objetivos de controle, objetivos de negócios e objetivos de TI, domínios e processos. 2. Qualidade de software - CMMI e MPS-BR: conceitos básicos, estrutura e objetivos. 3. Gerenciamento de serviços de TI - ITIL V3: conceitos, papéis genéricos, ciclo de vida dos serviços. 4. Gerenciamento de projetos de TI - PMBoK: conceitos de gerenciamento de projetos, ciclo de vida de projeto, conceitos básicos e estrutura do PMBoK.
  2. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 1. Conceitos de programação orientada a objetos: classes, objetos, métodos, sobrecarga, herança, polimorfismo, interfaces. 2. Linguagem Java: variáveis, operadores, expressões, controle de fluxo, tipos enumerados, classes, genéricos e reflexão. 3. Arquitetura Java J2EE, EJB - Enterprise Javabeans. 4. Padrões de projeto. 5. Análise e projeto de sistemas: análise e projeto orientados a objetos, visão geral da UML, modelos e diagramas, arquitetura em três camadas, arquitetura orientada a serviços, webservices, SOAP. 6. Desenvolvimento de sítios para internet: usabilidade e acessibilidade na internet, padrões W3C e e-Mag., javascript, HTML, XML, XLST.
  3. ENGENHARIA DE SOFTWARE 1. Princípios de Engenharia de Software: engenharia de requisitos de software, processos de desenvolvimento de software (processo cascata, processo iterativo), projeto de software orientado a objetos, testes e validação. 2 Medição e estimativas de projetos de software: análise de pontos de função, processo de contagem de pontos de função, tipos de função (funções de dados e funções transacionais), fatores de ajuste. 3. Processo de desenvolvimento de software - Processo Unificado: conceitos gerais do RUP, disciplinas, fases, papéis, atividades, artefatos. 4. Disciplina de requisitos: casos de uso e diagramas de caso de uso. 5. Disciplina de Análise e Projeto. 6. Disciplina de gerência de projeto. 7. Disciplina de implementação, testes e distribuição.
  4. GERENCIAMENTO DE DADOS E CONTEÚDO WEB 1. Administração de bancos de dados: conceitos de administração de dados, construção e otimização de consultas com linguagem SQL, projeto de bancos de dados (normalização, modelagem lógica e física de dados), recuperação de desastres, backup, restauração. 2. Sistema gerenciador de bancos de dados MySQL: principais características, instalação e configuração, criação de bancos de dados, gerenciamento, segurança. 3. Sistema gerenciador de bancos de dados Microsoft SQL Server 2005: principais características, instalação e configuração, gerenciamento, segurança, SQL Server Integration Services, replicação. 4. Sistema de gerenciamento de conteúdo web ZOPE/Plone: principais características, componentes e arquitetura Zope (templates, schemas, classes), instalação e configuração de sítios web.

Confira aqui o edital:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso