HomeComo passarMatérias do ConcursoCGU - Controladoria-Geral da UniãoAnalista de Finanças e Controle - Área Desenvolvimento Institucional


Analista de Finanças e Controle - Área Desenvolvimento Institucional

Matérias Concurso -CGUA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Analista de Finanças e Controle, com especialidade em Desenvolvimento  Institucional da Controladoria-Geral da União - CGU de acordo com edital de 2012 realizado pela Esaf - Escola de Administração Fazendária.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa e Espanhola;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Administração Financeira e Orçamentária;
  • Técnicas de Controle;
  • Administração Pública.

Conhecimentos Específicos:

  1. CONTABILIDADE PÚBLICA 1. Conceito, objeto, objetivo, campo de atuação. 2. Sistemas de Contas. 3. Variações Patrimoniais: Variações Ativas e Passivas Orçamentárias e Extra-orçamentárias. 4. Plano de Contas Único do Governo Federal: Conceito, estrutura básica: ativo, passivo, despesa, receita, resultado diminutivo, resultado aumentativo, estrutura das contas, partes integrantes, características das contas, contas de controle: da previsão e execução da receita, fixação e execução da despesa, dos restos a pagar e contas com função precípua de controle (contratos, cauções, convênios e instrumentos similares, diversos responsáveis. 5. Contabilização dos Principais Fatos Contábeis: Previsão de Receita, Fixação de Despesa, Descentralização de Crédito, Liberação Financeira, Realização de Receita e Despesa. 6. Balancete: características, conteúdo e forma. 7. Demonstrações Contábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro. 8. Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais.
  2. GESTÃO DE PESSOAS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Gestão de Pessoas: 1 Teorias da motivação. Motivação e recompensas intrínsecas e extrínsecas. Motivação e contrato psicológico. 2. Comunicação interpessoal. Barreiras à comunicação. Comunicação formal e informal na organização. 3. Comportamento grupal e intergrupal. Processo de desenvolvimento de grupos. Administração de conflitos. 4. Liderança e poder. Teorias da liderança. Gestão de equipes. Gestão participativa. 5. Desenvolvimento Organizacional. Mapeamento e análise de processos organizacionais. Indicadores de Desempenho. 6. Qualidade de Vida no trabalho. 7. Clima organizacional. 8. Cultura organizacional. 9. Gestão Estratégica de Pessoas. 10. Conceito e tipologia de competências. Gestão de Pessoas por Competências. Competência como elo entre indivíduo e organização. Modelo Integrado de Gestão por Competências. Identificação e priorização de competências importantes para o negócio. Mapeamento de perfis profissionais por competências. 11. Possibilidades e limites da gestão de pessoas no setor público. 12. Gestão do desempenho. Aprendizagem Organizacional: 1. Educação Corporativa: conceitos, princípios, práticas e tendências. 2. Gestão do Conhecimento. O trabalhador do conhecimento. 3. Aprendizagem individual e aprendizagem organizacional. Estratégias para estimular a gestão do autodesenvolvimento e a aprendizagem organizacional. 4. Tecnologia de informação e comunicação aplicadas à aprendizagem. Educação a distância: conceito, estratégias. 5. Fundamentos da educação de adultos.
  3. LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS 1. Processo de Licitação: Lei nº 8.666/93 e alterações. 2. Contratos administrativos: conceitos, princípios (veja o artigo Princípios da Administração Pública), aspectos gerais, cláusulas necessárias, formalização, execução, alterações, dissolução e extinção. 3. Pregão - Lei nº 10.520/02. 4. Convênios. Decreto nº 6.170/2007 e Instrução Normativa nº 01, da Secretaria do Tesouro Nacional, de 15.01.1997.
  4. LEGISLAÇÃO APLICADA À CGU E REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES - 1. Controladoria- Geral da União: estrutura, organização e competências. Lei no 10.683, de 28 de maio de 2003. Decreto no 5.683, de 24 de janeiro de 2006. 2. Regime Jurídico do Servidor Público Federal - Lei nº 8.112/1990 e alterações posteriores: Título I - Das Disposições Preliminares; Título II - Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; Título III - Dos Direitos e Vantagens; Título IV - Do Regime Disciplinar.

Confira aqui o edital:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso