HomeComo passarMatérias do ConcursoCGU - Controladoria-Geral da UniãoAnalista de Finanças e Controle - Área Estatística e Cálculos Atuariais


Analista de Finanças e Controle - Área Estatística e Cálculos Atuariais

Matérias Concurso -CGUA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Analista de Finanças e Controle, com especialidade em Estatística e Cálculos Atuariais da Controladoria-Geral da União - CGU de acordo com edital de 2012 realizado pela Esaf - Escola de Administração Fazendária.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa; 
  • Língua Inglesa e Espanhola;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Administração Financeira e Orçamentária;
  • Técnicas de Controle;
  • Administração Pública.

 Conhecimentos Específicos:

  1. CIÊNCIAS ATUARIAIS 1. Juros simples e compostos. 2. Taxas de juros - nominais, efetivas, proporcionais e equivalentes. 3. Montante e valor atual. 4. Desconto simples e composto. 5. Rendas certas constantes e variáveis. 6. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 7. Taxa interna de retorno. 8. Esperança matemática. 9. Lei dos grandes números. 10. Tábua de mortalidade e funções biométricas. 11. Probabilidades para uma e mais de uma cabeça. 12. Taxa central e taxa instantânea de mortalidade. 13. Vida provável e esperança de vida. 14. Diagrama de Lexis. 15. Tábua de comutação. 16. Equação de equilíbrio atuarial. 17. Cálculo do prêmio único, periódico, puro e comercial. 18. Rendas aleatórias constantes (anuais e subanuais). 19. Reserva matemática de benefícios a conceder: método prospectivo e retrospectivo. 20. Reserva matemática de benefícios concedidos. 21 Valores garantidos: portabilidade, resgate, saldamento e prolongamento. 22. Construção de tabelas de serviço. 23. Tábuas de entrada em invalidez e mortalidade de inválidos. 24. Outras variáveis atuariais: turnover, crescimento salarial, crescimento do benefício e taxa real de juros atuarial. 25. Métodos de custeio dos benefícios de renda por sobrevivência, renda por invalidez, pecúlio e pensão. 26. Regimes financeiros (repartição simples, capitalização, repartição de capitais de cobertura e crédito unitário). 27. Balanço e avaliação atuarial. 28. Conhecimento das seguintes legislações: Lei 9656/1998; RDC 28/2000; RDC 77/2001.
  2. ESTATÍSTICA 1. Estatística descritiva e exploratória. 2. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. 3. Distribuição de freqüências. 4. Organização de dados Estatísticos; normas para apresentação tabular dos dados; Quadros e Tabelas; Gráficos: barras, colunas, histogramas e polígonos de freqüências. 5. Atipicidades e assimetria em conjunto de dados. 6. Medidas de posição e medidas de dispersão. 7. Propriedades da média e da variância. 8. Teoria das Probabilidades. 9. Distribuições de probabilidade, probabilidade condicional, eventos dependentes e independentes. 10. Variáveis aleatórias discretas e contínuas, função densidade de probabilidade, função de distribuição de probabilidades, função geratriz de momentos, esperança matemática e esperança matemática condicional. 11. Variáveis aleatórias multidimensionais. 12. Distribuições conjunta do tipo discreto e contínuo. Variáveis aleatórias dependentes e independentes. A distribuição normal multivariada. Inferência Estatística. Modelos estatísticos. Amostragem aleatória. Estimação por ponto e por intervalo. Propriedades estatísticas de estimadores. Viés, consistência e eficiência. Teoria Assintótica. Lei dos grandes Números e o Teorema Central do Limite. Métodos de estimação: método de momentos, máxima verossimilhança, etc. Teste de hipóteses estatísticas. Inferência estatística clássica no contexto de amostragem aleatória da distribuição normal. Métodos não paramétricos. Análise de tabelas de contingência. Testes de homogeneidade e independência. Amostragem de populações finitas. Amostragem probabilística e planejamento amostral. Amostragem aleatória simples. Amostragem aleatória estratificada. Amostragem de conglomeradas multiestágios no contexto de amostragem aleatória simples e estratificada. Amostragem sistemática. Diagnóstico. Medidas corretivas. Análise de variância e de covariância. Análise de Séries de Tempo. Análise Multivariada. Análise de correspondência. Análise fatorial e de componentes principais. Análise de correlação canônica. Análise de conglomerados. Análise discriminante. Números índices.

Confira aqui o edital:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso