HomeComo passarMatérias do ConcursoANTAQ - Agência Nacional de Transportes AquaviáriosQuestão de prova - Especialista em Regulação (Engenharia Civil)


Questão de prova - Especialista em Regulação (Engenharia Civil)

Conhecimento Básico:


Nos Estados Unidos da América (EUA), desemprego e fome se espalham. Índice de desocupados chega a 22,6% em alguns casos. Insegurança alimentar atinge uma em cada 9 casas. A primeira reação costuma ser de espanto, e é seguida de uma pergunta: como é que os cidadãos do país mais rico do mundo podem chegar a um nível financeiro tão desesperador? Em seguida, surge entre eles própr ios a segunda reação : lamentar-se, com uma dose de constrangimento misturada a outra de vergonha.

Isso é perceptível até mesmo no jargão oficial do governo. Suas estatísticas mostram que, hoje, uma em cada nove residências é habitada por pessoas com “insegurança alimentar”. Esse passou a ser o termo usado para se admitir, de forma menos chocante, que se trata de famílias que chegam a passar fome.

O Globo , 15/2/2009, p. 34 (com adaptações).


1 - Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens de A a J.

a) A atual crise econômica global, iniciada nos EUA, no segundo semestre de 2008, apresenta uma característica marcante, isto é, diferentemente do que ocorre em geral, desta vez os mercados financeiros é que contaminaram a economia real.

b) A origem da mencionada crise está ligada a problemas verificados no setor de crédito imobiliário, que arrasta instituições financeiras e, no desdobramento, atinge áreas diversas do sistema produtivo.

c)  O cenário de crise, embora de extrema gravidade, parece não ter influído no recente processo eleitoral norte- americano, pois o governo Bush conseguiu eleger o candidato de seu partido, o republicano Barack Obama.

d) No texto, a afirmação de que os EUA são o país mais rico do mundo é equivocada, porque essa posição foi perdida há algum tempo para a China, que, na atualidade, detém a liderança econômica e militar exercida pelos norte-americanos por várias décadas.

e) O que mais chama a atenção na presente crise econômico- financeira é o caráter de ineditismo de que se reveste, já que, pelo menos no século XX, nada parecido ou de grande magnitude chegou a abalar o capitalismo mundial.

f) A disseminação mundial da crise foi facilitada pela própria natureza da economia contemporânea, a globalização, caracterizada pela vigorosa in terdependência entre os mais diversos setores da economia e as distintas regiões do planeta.

g) Aproveitando a experiência do passado, os países recusam-se, com essa crise, a tomar medidas de cunho protecionista, para não agravar uma situação que atinge a todos.

h) Tal como ocorre no presente, o desemprego costuma ser um dos mais elevados custos sociais que uma crise econômica de grandes proporções acarreta.

i) Países considerados emergentes no cenário econômico mundial, como o Brasil e a Índia, podem não ser muitos afetados pela atual crise por serem detentores de matérias primas estratégicas e por pouco dependerem do consumo externo, ao contrário do que ocorre com os de economia mais desenvolvida.

j) Blocos econômicos, como a União Europeia e o MERCOSUL, compõem o panorama do que se convencionou chamar de globalização e derivam, entre outras razões, da necessidade de se posicionar bem no competitivo mercado mundial.

 

 

2 - Considere a situação de um empregado público de empresa pública federal, prestadora de serviços públicos, que tenha sido demitido por justa causa e, por discordar do fundamento da demissão, tenha ingressado na justiça do trabalho com reclamação trabalhista, pleiteando verbas rescisórias, já que estaria submetido ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com relação a essa situação e acerca da organização administrativa da União e da sua administração indireta, julgue os itens seguintes.

a) Os salários dos empregados das empresas públicas federais são fixados por meio de lei ordinária federal.

b) Julgada procedente a reclamação trabalhista descrita acima, os bens da referida empresa pública, mesmo aqueles destinados à sua atividade fim, poderão ser penhorados.

c) A referida reclamação trabalhista deverá ser julgada pela justiça federal, e não pela justiça do trabalho.

 

3 - Considere que a ANTAQ tenha editado resolução que exija, como requisito para obtenção de autorização para o afretamento de embarcações estrangeiras, a prévia consulta sobre a disponibilidade de embarcações nacionais que possam fazer a navegação de cabotagem. Acerca dessa situação hipotética e dos atos administrativos a ela relaci onados, julgue os itens que se seguem.

a) As resoluções editadas pelas agências reguladoras com vistas a regular o serviço público concedido, quando dotadas de características de abstração e generalidade, como no caso apresentado, não poderão ser imp ugnadas diretamente por meio de mandado de segurança, mesmo que haja direito líquido e certo.

b) Por serem consideradas atos normativos primários, resoluções como a descrita poderão ser objeto de controle concentrado de constitucionalidade.

c) Resoluções como a mencionada são classificadas como atos administrativos compostos, já que são formadas pela vontade de mais de um agente público

 

4 - Considere a situação de uma usuári a de serviço público concedido que não se conforma em pagar quantia fixa mensal a título de disponibilização do serviço ofertado pela concessionária mesmo quando não utiliza esse serviço. Insatisfeita com a situação, a usuária faz uma reclamação à agência reguladora, a qual decide que, de fato, a referida tarifa não é devida. Com relação a essa situação hipotética e aos contratos administrativos, julgue os itens a seguir.

a) O valor cobrado na hipótese pela concessionária não será devido, mesmo que a sua cobrança esteja autorizada no contrato de concessão firmado entre a concessionária e o poder concedente, já que os contratos administrativos não podem gerar efeitos em face dos usuários dos serviços públicos que não participaram do contrato.

b) O litígio travado entre a concessionária de serviço público e o poder concedente, diante do contrato de concessão, decorrente, por exemplo, de situações como a descrita, poderá ser solucionado por meio da arbitragem.

c) Resolvida a questão perante o órgão regulador, o poder concedente tem competência para determinar que a concessionária deixe de cobrar a referida tarifa, sob pena de rescisão do contrato de concessão.

 

Conhecimento Específicos

 

5 - Os agregados são componentes fundamentais para a qualidade e a durabilidade de concretos. Com relação a especificação de agregados naturais, julgue os itens a seguir.

a) De acordo com norma técnica pertinente, o módulo de finura de um agregado é obtido pela soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras da série normal, dividida por 100.

b) Os materiais carbonosos podem estar presentes em agregados para concreto não aparente, desde que em porcentagem máxima de 5% em relação à massa do agregado graúdo.

c) O teor de cloretos admissível nos componentes para preparo de concretos é o mesmo, independentemente do tipo de concreto — simples, armado ou protendido.

d) A distribuição granulométrica do agregado graúdo deve atender a faixa granulométrica estabelecida em função das dimensões dos grãos do agregado e das dimensões das aberturas das peneiras utilizadas no ensaio de granulometria.

 

6 - O bom planejamento e o acompanhamento de projetos são condições indispensáveis para o sucesso de empreendimentos da indústria da construção civil. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

a) A estrutura analítica de partição do projeto (EAP) é uma divisão natural do projeto, de caráter essencialmente prático, que se realiza levando-se em conta os produtos finais e as suas divisões funcionais suscetíveis de controle.

b) Em uma rede PERT/CPM, só pode existir um caminho crítico.

c) A curva S é amplamente utilizada no planejamento de projetos e, entre outras características, permite visualizar o ritmo de andamento previsto para a implementação do projeto.

 

7 - As instalações elétricas de cons truções civis devem ser projetadas e executadas de forma a atender às necessidades da construção e de seus usuários, de forma segura, eficiente e econômica. Com relação a tais instalações, julgue os itens a seguir.

a) Uma das formas de melhorar as condições de aterramento de uma instalação elétrica é aprofundar as hastes de aterramento que são cravadas no terreno.

b) Na entrada de energia elétrica em prédios, a caixa terminal tem por finalidade conter a pr oteção do ramal de entrada e facilitar o desligamento da energia do prédio em caso de emergência.

c) No dimensionamento e especificação de fusíveis em uma instalação elétrica predial, é importante levar em consideração a corrente de curto-circuito definida como aquela que provoca danos à instalação elétrica, inclusive com risco de incêndios.

d) Ao se instalar um motor elétrico, o cálculo da corrente nominal do motor depende, entre outras grandezas, da potência do motor e do seu rendimento.

 

8 - Julgue os próximos itens relativos a hidráulica.

a) Em um circuito hidráulico, a chaminé de equilíbrio é um componente que visa manter o nível do reservatório de abastecimento do circuito de projeto, caso ocorram vazamentos.

b) Em massas de água profundas, as ondas de oscilação são movimentos periódicos cuja propagação não envolve o deslocamento de massas líquidas de sua posição inicial após a passagem de um trem de ondas.

c) A concentração de material sólido na água de vias navegáveis está associada à sua turbidez e, nesse contexto, o disco de Secchi serve para a avaliação da turbidez da água de rios.

d) A navegação no rio deve ser interrompida durante o processo de dragagem desse rio quando se utiliza o sistema de painéis de superfície

 

Obs: (X) item anulado

Gabarito
  A B C D E F G H I J
1 X C E E E C E C E C
2 E E E              
3 C C E              
4 E C E              
5 C E E              
6 C C E C E          
7 C  E  E  C E          
8 E  C  C E            

 

CESPE - 2009 - ANTAQ - Especialista em Regulação - Engenharia Civil

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso