Menu
HomeComo passarMatérias do ConcursoANA - Agência Nacional de ÁguasAnalista Administrativo - Área Arquivologia

Analista Administrativo - Área Arquivologia

Matérias Concurso - ANAA seguir listamos o conteúdo programático para provimento de vagas no cargo de Analista Administrativo - Área Arquivologia em Nível Superior pela Agencia Nacional de Águas de acordo com edital de 2009 realizado pela ESAF - Escola de Administração Fazendária.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Português;
  • Língua Inglesa;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Ética na Administração Pública;
  • Recursos Hídricos;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional

Conhecimentos Específicos:

  1. Conceitos fundamentais de arquivologia: teorias e princípios. 2. O gerenciamento da informação e a gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais. 2.1. Diagnóstico. 2.2. Arquivos correntes e intermediário. 2.3. Protocolos. 2.4. Avaliação de documentos. 3. Tipologias documentais e suportes físicos: teoria e prática. 4. A teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes. 4.1. Princípios. 4.2. Quadros. 4.3. Propostas de trabalho. 5. O programa descritivo - instrumentos de pesquisas - em arquivos permanentes e intermediários. 5.1. Fundamentos teóricos. 5.2. Guias. 5.3. Inventários. 5.4. Repertório. 6. As políticas públicas dos arquivos permanentes: ações culturais e educativas. 7. A legislação arquivística brasileira; leis e fundamentos. 8. A microfilmagem aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas. 9. A automação aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas. 10. A preservação, a conservação e a restauração de documentos arquivísticos: política, planejamento e técnicas.

Confira aqui o edital:


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso