Menu

Analista Administrativo - Área I

Matérias do concurso - ANPA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Analista Administrativo - área I da Agência Nacional de Petróleo - ANP, de acordo com edital de 2012 realizado pela  Cespe/UnB - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Noções Informática;
  • Direito Administrativo;
  • Constituição da Republica Federativa do Brasil;
  • Estrutura da Insdústria do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis;
  • Noções de Estrutura e Regulação da Indústria Petrolífera;
  • Noções de Legislação Ambiental.

Conhecimentos Específicos:

  1. Funções de administração. 1.1 Planejamento, organização, direção, controle, estrutura organizacional, tipos de departamentalização (características, vantagens e desvantagens de cada tipo) descentralização e delegação, organização informal, cultura organizacional, sistemas de medição de desempenho organizacional. 2 Fundamentos arquivísticos. 2.1 Arquivos: origem, histórico, finalidade, função, classificação e princípios. 2.2 Órgãos de Documentação: características dos acervos. 2.3 Ciclo vital de documentos: Teoria das Três Idades. 2.4 Classificação dos documentos: princípios, natureza do assunto, gênero, espécie, tipologia, suporte e formato. 2.5 Terminologia arquivística. 3 Arranjo e descrição de documentos: normas de descrição arquivística e elaboração de instrumentos de pesquisa. 4 Gestão de documentos. 4.1 Produção, utilização de documentos, o que inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação e expedição), organização e arquivamento (sistemas e métodos de arquivamento). 4.2 Segurança e sigilo na gestão de documentos. 4.3 Arquivos especiais. 5 Classificação de documentos. 5.1 Elaboração e aplicação de códigos ou planos de classificação. 5.2 Avaliação e destinação de documentos: elaboração e aplicação da tabela de temporalidade documental, transferência, recolhimento e eliminação. 6 Preservação, conservação preventiva e restauração de documentos arquivísticos: política, planejamento e técnicas. 7 Aplicação de tecnologias aos arquivos: microfilmagem aplicada aos arquivos, política, planejamento e técnicas. 7.1 Digitalização. 8 Gerenciamento eletrônico de documentos; certificação digital; preservação digital; gestão da informação e do conhecimento. 9 Políticas, sistemas e redes de arquivo: Constituição Brasileira (artigos relativos ao direito a informação, à gestão e à preservação do patrimônio cultural), Legislação Arquivística Federal, Resoluções do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ); Diplomática.

Confira aqui o edtial:


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso