Menu

Especialista em Regulação - Área 04

A seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo em Especialista em Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica  (área 04)- ANEEL de acordo com edital de 2010 realizado pelo CESPE/UnB.

Conhecimentos Gerais - área 01:

  • Língua Portuguesa.
  • Ética e Conduta Pública.
  • Noções de Informática.
  • Direito Administrativo.
  • Direito Constitucional.
  • Língua Inglesa.

 Conhecimentos Específicos - área 04:

  1. FUNDAMENTOS BÁSICOS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO: 1 Característicabásicas do Sistema Elétrico Brasileiro. 1.1 Sistema de governança: composição e atribuições  dainstituições componentes. 2 Regimes para os Prestadores de Serviços: concessão,  autorização permissão. 3 Direitos e deveres dos usuários dos Serviços de Energia Elétrica. 4 Regimes de preços e tarifas dos vários segmentos do Setor Elétrico. 5 Consumidor livre. 6 Livre acesso aos sistemas de transmissão e distribuição.
  2. LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO;
  3. REGULAÇÃO: 1 Regulação para concessão de serviços públicos. 1.1 Regulação de cooperativas. 1.2 Regulação de serviços de energia elétrica.
  4. ECONOMIA E ESTUDOS DE MERCADO: 1 Matemática Financeira. 1.1 Juros e descontos simples. 1.2 Juros e descontos compostos. 1.3 Equivalência financeira. 1.4 Sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos. 1.5 Métodos de avaliação de fluxos de caixa. 2 Valor do dinheiro no tempo, Valor Presente e Taxa Interna de Retorno. 3 Microeconomia e Finanças. 3.1 Teoria do Consumidor. 3.1.1 Teoria da utilidade: conceitos e aplicações. 3.1.2 Curva de demanda. 3.2 Teoria da firma. 3.2.1 Tecnologia da produção: isoquanta, isocustos, fatores fixos e variáveis. 3.2.2 Custos marginais de curto e longo prazo. 3.2.3 Aplicações do conceito de custos marginais. 3.2.4 Custo total e custo médio. 3.3 Equilíbrio Parcial. 3.4 Estrutura de mercados. 3.4.1 Concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística. 3.5 Equilíbrio Geral 3.6 Falhas de Mercado, Monopólio Natural, Externalidades, bens públicos, assimetria de informação (seleção adversa e perigo moral). 3.7 Noções básicas de teoria dos jogos. 3.8 Estrutura de capital e custo de capital. 3.8.1 Modelo de Precificação de Ativos (Capital Asset Pricing Model - CAPM). 3.8.2 Custo médio ponderado de capital (Weighted Average Cost of Capital - WACC. 4 Aspectos Gerais da Regulação de Mercados. 4.1Conceito de poder de monopólio. 4.2 Poder de monopólio e efeitos na eficiência da firma e da indústria. 4.3 Integração vertical e poder de monopólio. 4.4 Modelos regulatórios: custo de serviço, price-cap, revenue-cap. 5 Estatística. 5.1 População e Amostra. 5.2 Medidas de Posição: média aritmética, média geométrica, moda,mediana. 5.3 Medidas de Dispersão: desvio padrão, variância. 5.4 Inferência estatística: regressão e correlação. 5.5 Números Índices: cálculo, base fixa e encadeada, mudança de base. 6 Modelos de competição em sistemas elétricos. 7 Noções de Despacho Econômico de cargas. 8 Conceitos e aplicação de mercado spot em sistemas elétricos. 9 Comercialização de energia no varejo e no atacado. 10 Regulação econômica e supervisão do mercado. 10.1 Regulação econômica. 10.2. Regulação de mercado. 10.3 Regulação de tarifas de energia elétricas (estrutura tarifária; revisão tarifária).

Confira aqui:


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso