HomeComo passarMatérias do ConcursoABIN - Agência Brasileira de InteligênciaOficial Técnico de Inteligência - Área Arquitetura


Oficial Técnico de Inteligência - Área Arquitetura

Matérias do concurso - ABINA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Oficial de Inteligência  - área Arquitetura (nível superior), da Agência de Brasileira de Inteligência - BIN,  de acordo com edital de 2010 realizado pela CESPE/UnB.  

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Direito Constitucional ;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Legislação de Interesse da Atividade de Inteligência.

Conhecimentos Específicos

  1. ARQUITETURA: 1 Projeto de arquitetura.1.1 Métodos e técnicas de desenho e projeto. 1.2 Programação de necessidades físicas das atividades.1.3 Estudos de viabilidade técnico-financeira.1.4 Informática aplicada à arquitetura: AutoCAD 3D, Revit, Sketch Up – maquetes eletrônicas.1.5 Controle ambiental das edificações (térmico, acústico e luminoso). 1.6 Memorial descritivo.1.7 Programação comunicação visual e sinalização. 1.8 Topografia: aplicações no projeto de arquitetura. 2 Noções de projetos complementares: especificação de materiais e serviços e dimensionamento básico. 2.1 Instalações elétricas e hidro-sanitárias.2.2 Elevadores.2.3Ventilação/exaustão. 2.4 Ar condicionado 2.5 Telefonia. 2.6 Prevenção contra incêndio. 2.7 Cabeamento estruturado de dados e voz. 2.8 Compatibilização de projetos complementares. 3 Programação, controle e fiscalização de obras. 3.1 Orçamento e composição de custos, levantamento de quantitativos, planejamento e controle físico- financeiro. 3.2 Medição. 4 Acompanhamento e fiscalização de obras e serviços. 4.1 Construção e organização do canteiro de obras. 4.2 Coberturas e impermeabilização. 4.3 Esquadrias. 4.4 Pisos e revestimentos. 5 Legislação e perícia. 5.1 Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores. 5.2 Normas técnicas, legislação profissional. 5.3 Noções de Legislação ambiental e urbanística. 5.4 Noções de Normas regulamentadoras de segurança no trabalho. 6 Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos - NBR 9050. 7 Metodologia de Projeto de Arquitetura e de Desenho Urbano. 8 Conforto humano e ergonomia nas edificações. 9 Industrialização e racionalização das construções. 10 Linguagem e representação do Projeto Arquitetônico. 11 Urbanização de logradouros e paisagismo. 12 Noções de design de interiores e decoração.
  2. Prova Discursiva. Para esse tipo de prova é preciso treinar e se atualizar como os temas relacionados ao concurso, além de saber como fazer uma redação!

Confira aqui o edital:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso