HomeComo passarMatérias do ConcursoABIN - Agência Brasileira de InteligênciaAgente Técnico de Inteligência - Área Tecnologia da Informação


Agente Técnico de Inteligência - Área Tecnologia da Informação

Matérias do concurso - ABIN

 A seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Agente de Inteligência - área Tecnologia da Informação, nível intermediário (Ensino Médio) da Agência de Brasileira de Inteligência - ABIN,  de acordo com edital de 2010 realizado pela CESPE/UnB.

Conhecimentos Gerais :

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Legislação de Interesse da Atividade de Inteligência.

Conhecimentos  Específicos :

  1. Técnico Administrativo: I NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta. 3 Gestão de processos. 4 Gestão de contratos. 5 Noções de processos licitatórios.
  2. Noções de Administração Financeira e Orçamentária. 1 Orçamento público. 2  Orçamento público no Brasil.3 O ciclo orçamentário.4 Orçamento na Constituição da República.
  3. Noções de Gestão de Pessoas nas Organizações.1 Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. 2 A função do órgão de Gestão de Pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho.
  4. Noções de Administração de Recursos Materiais: ARQUIVOLOGIA:1Conceitos fundamentais de arquivologia. 2 O gerenciamento da informação e a gestão de documentos: diagnósticos; arquivos correntes e intermediário; protocolos; avaliação de documentos; arquivos permanentes. 3 Tipologias documentais e suportes físicos: microfilmagem; automação; preservação, conservação e restauração de documentos.

Confira aqui o edital:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso