Menu

Concurso para Polícia Federal - PF

Logomarca da Polícia FederalCargos na Polícia Federal

Os cargos da Polícia Federal abrangem diversos cursos superiores, mas também há opção para nível médio. Todos recebem subsídios.

Para nível médio, a opção é fazer concurso para Área Administrativa. Já para nível superior, há opção de Agente, Perito, Papiloscopista, Escrivão ou Delegado.

Atribuições dos cargos para Polícia Federal

Segundo o edital de 2014, as atribuições dos cargos são:

Agente

Executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, bem como desempenhar outras atividades de interesse do Órgão.

Papiloscopista

Executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias, bem como assistir à autoridade policial e desenvolver estudos na área de papiloscopia.

Escrivão

Dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação, bem como desempenhar outras atividades de interesse do Órgão.

Delegado

Executar atividades de nível superior, principalmente de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle da administração policial federal, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais.

Perito Criminal

Executar atividades técnico-científicas de nível superior de descobertas, de defesa, de recolhimento e de exame de vestígios em procedimentos pré-processuais e judiciários.

 

Edital Polícia Federal

 

Saiba Mais
Os cargos de Agente, Papiloscopista e Escrivão aceitam qualquer formação superior e o salário é entre 7 mil e 8 mil reais. Para Delegado, só é aceita a graduação em Direito e o salário é entre 13 e 14 mil.

No cargo de Perito Criminal, as opções são diversas como Contábeis, Economia, Engenharia, Análise de Sistemas, Geologia, Química, Física, Biologia, Biomedicina, Veterinária, Medicina, Odontologia e Farmácia, entre outros. E o salário é o mesmo de Delegado, na faixa de 13 ou 14 mil reais.

 

Carreira na Polícia Federal

Em 1944, Getúlio Vargas institui um decreto-lei que cria o Departamento Federal de Segurança Pública, com a finalidade de garantir a ordem durante o período da ditadura. Somente em 1967 que o nome foi alterado para Departamento da Polícia Federal.

A Polícia Federal é diretamente subordinado ao Ministério da Justiça. É responsável por todo o território Nacional, nos serviços de polícia marítima, aérea e de fronteiras.

Além disso, o Departamento da Polícia Federal atua preventivamente nos casos de ordem social e permanência de estrangeiros no Brasil. E, atua punitivamente, nos casos de comércios clandestinos e crimes contra a Segurança Pública.

Se você deseja saber mais a respeito do trabalho da Polícia Federal, você pode acessar o site abaixo:

Departamento da Polícia Federal

Concurso da PF

Os últimos concursos públicos para a Polícia Federal ocorreram em 2013 (para Delegado, Perito, Papiloscopista, Agente e Escrivão) e em 2004 para Área Administrativa. Ambos foram realizados pela banca organizadora Cespe, mas isso não é regra.

O concurso é composto de diversas fases: prova objetiva, avaliação psicológica, exame médico, investigação social, exame de aptidão física e curso de formação. Todas as etapas são eliminatórias.

Em 2012 já foi protocolado junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a solicitação para abertura de novo Concurso Público para os seguintes cargos:

  • 381 vagas de nível médio
  • 396 vagas para Agente
  • 116 vagas para Papiloscopista
  • 150 vagas para Delegado
  • 362 vagas para Escrivão

 

Se você deseja conhecer as matérias que caem no concurso para o Departamento da Polícia Federal, basta clicar no link abaixo:

Matérias que caem no concurso da Polícia Federal

Concursos Abertos

Homem estudando para concurso

Existem vários concursos que estão com inscrições abertas. Não perca tempo! Pesquise sobre a seleção que mais se encaixam no seu perfil.

Concursos Abertos

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos