Menu
HomeConcursosBanca ExaminadoraIBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal

IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Logo IBAM

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1952, com sede na cidade do Rio de Janeiro. O instituto funciona a nível nacional e internacional e possui uma forte presença na América Latina e alguns países africanos que tem como idioma a língua portuguesa.

Além disso, o IBAM possui um Laboratório de Administração Municipal (LAM) que realiza o aprimoramento de prefeituras, câmeras, entidades da administração direta, organizações não governamentais, empresas privadas e pessoas físicas e também presta serviços de assessoria técnica, cursos, estudos e pesquisas, concursos públicos.

Com relação aos concursos, o IBAM assessora instituições públicas para provimento de vagas, além de realizar análises, definir o cronograma e conteúdo das provas de concursos públicos com relação aos respectivos cargos, até a verificação dos resultados. O IBAM realiza concursos nacionais e estaduais, especificamente na região sudeste, na cidade de São Paulo e também nas cidades do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.

As avaliações da banca são formadas por provas objetivas e práticas de acordo com o cargo escolhido, testes de aptidão física ou avaliação psicológica e prova de títulos. Os conhecimentos mais cobrados são Português, Atualidades, Matemática e Informática.

Alguns concursos que o IBAM realiza:

- Prefeitura Municipal de Indaial - SC
- Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul - RJ
- Prefeitura Municipal de Leopoldina - MG
- Prefeitura Municipal de Guarulhos - SP
- Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Gaspar (SAMAE) - SC
- Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (NUCLEP)

Se você deseja conhecer melhor essa banca organizadora, acesse o site da IBAM.

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Normas Regulamentadoras

Martelo do JuízA legislação é um dos conteúdos mais cobrados em provas. Fique por dentro das principais normas cobradas em concurso público do país!

Normas Regulamentadoras