Menu
HomeConcursosBanca ExaminadoraUFPR - Universidade Federal do Paraná

UFPR - Universidade Federal do Paraná

Logo UFPRA Universidade do Paraná possui um núcleo de concursos voltado para organização de processos seletivos municipais. Os testes aplicados pela UFPR geralmente são de múltipla escolha, com 4 alternativas possíveis e apenas uma resposta correta. As provas de concursos públicos costumam ser bastante abrangentes, inclusive com conhecimentos de atualidade e matérias jurídicas também no nível médio. Por isso, o candidato deve estudar a maior quantidade possível que conteúdos atuais e de direito.

Os concursos têm dois perfis básicos: nível médio e nível superior. Os processos seletivos de nível médio e fundamental frequentemente são compostos apenas pela prova objetiva. Já os concursos de nível técnico e superior costumam ter, além da prova objetiva, também a parte discursiva. A discursiva é composta de uma questão ou um tema para redação, na qual o candidato deve desenvolver o tema proposto em aproximadamente 30 linhas. 

É de fundamental importância conhecer o perfil da banca examinadora para obter êxito na parte discursiva. Saber a linha de pensamento da UFPR é decisivo para a aprovação do candidato, pois dessa forma, os examinadores concordarão com seu ponto de vista. Assim, a sua prova não causa polêmica e não corre riscos  de perder pontos desnecessários.

Alguns concursos que a UFPR realiza:

- Prefeitura Municipal de Balsa Nova
- Prefeitura Municipal de Curitiba
- Prefeitura Municipal de Campo Largo
- Prefeitura do Município de Araucária
- Prefeitura Municipal de Matinhos
- Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR
- PROGEPE
- Itaipu Binacional
- Residência Médica - COREME
- Residência Multiprofissional - COREMU
- Junta Comercial do Paraná
- Companhia Paranaense de Energia - COPEL
- Unimed - Curitiba
- Defensoria Pública do Paraná
- Companhia Campolarguense de Energia

Veja abaixo algumas provas aplicadas pela UFPR:

Nível Superior:

Nível Médio:

Se você deseja conhecer melhor essa banca organizadora, acesse o site da UFPR.

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Normas Regulamentadoras

Martelo do JuízA legislação é um dos conteúdos mais cobrados em provas. Fique por dentro das principais normas cobradas em concurso público do país!

Normas Regulamentadoras