Menu
HomeConcurseirosPerguntas de ConcursoTenho que tomar posse na mesma cidade em que fiz a prova?

Tenho que tomar posse na mesma cidade em que fiz a prova?

É obrigatório tomar posse na mesma cidade em que fez a prova?


Nem sempre o candidato é obrigado a tomar posse na mesma cidade em que fez a prova. É uma decisão discricionária do órgão.

Geralmente o candidato faz a opção do local de assumir a vaga no momento em que faz sua inscrição no concurso. Da mesma forma, é no ato da inscrição que o candidato define onde irá fazer as provas de concursos públicos. E essa decisão é respeitada pelo órgão, independentemente da ordem de classificação geral.

No entanto, existem concursos federais, em que o candidato escolhe o local em que irá assumir a vaga após a posse. Neste momento, ocorre uma audiência com todos os aprovados, e eles vão escolhendo as localidades, de acordo com a classificação decrescente no concurso público.

Para os candidatos que desejam alterar a localidade em que assumiram a vaga, após a posse, o procedimento é outro. Os aprovados devem esperar o prazo do estágio probatório, que é de 3 anos. Após atingida a estabilidade, pode-se pedir a mudança de local, que se chama Remoção. Entretanto, não é certo que o órgão irá aprovar o pedido de remoção, pois é uma decisão discricionária, que pode levar tempo.

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso