Menu
HomeConcurseirosPerguntas de ConcursoQuando só tem 1 vaga no edital, só irão chamar 1 candidato?

Quando só tem 1 vaga no edital, só irão chamar 1 candidato?

Quando no edital diz 1 vaga + Cadastro Reserva. Quer dizer que irão chamar quantos candidatos?

Quando o órgão publica apenas 1 vaga no edital, nem sempre quer dizer que só existe uma vaga realmente. Segundo recente decisão do Supremo Tribunal Federal, os órgãos são obrigados a convocar todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas estabelecidas no edital.

Como forma de se precaver, contra futuros problemas judiciais, os órgãos começaram a publicar apenas 1 vaga + Cadastro Reserva. Por isso, é usual que o órgão acabe convocando mais aprovados do que apenas o número inicialmente previsto.

De qualquer forma, é uma decisão discricionária do órgão e depende da necessidade de cada instituição. Ainda assim, os aprovados só serão chamados dentro do prazo de validade do concurso, que é de até 2 anos, prorrogável por igual período.

Para se manter atualizado a respeito das convocações, basta telefonar para o órgão e falar com o departamento de recursos humanos. Abaixo, listamos os endereços dos principais órgãos da Administração Pública.

Lista de endereço dos órgãos públicos

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso