HomeConcurseirosDesabafos de ConcurseirosCandidato questiona Sistema de Cotas em concurso


Candidato questiona Sistema de Cotas em concurso

Olá pessoal!!!

Tudo bom?

Li num jornal que os negros e descendentes indígenas terão uma cota de 20% nos concursos públicos, ou seja, para cada 5 vagas 1 será deles.

Li também que esse procedimento não é inconstitucional, mas minha dúvida é: não seria discriminatório para com essas pessoas?

Não sou contra, mas na minha concepção o conceito sobre o sistema de cotas deveria ser outro. Até porque, a dificuldade de conquistar uma vaga nos concursos públicos não está relacionada com a cor, ou origem racial do ser humano. Elas não diferenciam a capacidade de ninguém, o que diferencia é o nível de aprendizado ao qual essas pessoas tiveram acesso.Todos nós sabemos que as escolas públicas não tem um ensino capaz de garantir uma disputa equilibrada tanto nos concursos públicos quanto no mercado de trabalho.

E se o motivo da cota fosse por conta da precariedade do ensino público, o governo, talvez, minimizaria o prejuízo daqueles que não tiveram tanta oportunidade.

Seria como a cota para os alunos da Rede Pública nas universidades, essa sim, a meu ver, beneficia quem realmente não teve uma estrutura tão boa quanto aqueles oriundos das melhores escolas.

Portanto, do jeito que as coisa estão indo, podemos concluir que o ensino fundamental na Rede Pública não precisa melhorar porque lá na frente os alunos receberão como recompensa uma cota.

Atte.: Rodrigo Delaia Pires

 

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Melhores Concursos

mulher lendo livroVocê está em busca da vaga dos seus sonhos? Conheça quais são os principais órgãos federais com os cargos mais disputados do país.

Melhores Concursos

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso