Glauber Moreira Rocha

Graduado em Engenharia da Computação, Analista Administrativo - TI da ANAC.

Prezados colegas, gostaria de compartilhar alguns pontos interessantes que me ajudaram nessa batalha dos concursos. Em primeiro lugar recomendo fazer as matérias básicas, uma de cada vez, em cursos específicos para focar bem o conteúdo. Assim, não será necessário refazer a matéria para cada concurso. Outro ponto que me ajudou foi o fato de sempre estar atualizado com o conteúdo da parte específica, sempre li bastante desde a faculdade tendo noção das ferramentas de diversas áreas. Além disso, aconselho que aproveitem o tempo ao máximo para entender as matérias que tenham maior dificuldade investindo em bons livros e bons cursos. Nesse percurso o maior desafio foi ter que se erguer rapidamente após as primeiras provas em que não consegui o meu objetivo, é nessa hora que entra a perseverança.

Comecei no meio de 2008 a estudar para concursos e 4 meses depois fui aprovado em 1º lugar para o SERPRO e 25º para o Ministério da Saúde recebendo minhas primeiras nomeações. Continuei estudando e consegui os seguintes resultados: 18º para a ANTAQ, 24º para a ANAC e 3º para Auditor de Controle Interno da Secretaria da Fazenda completando um ano de estudo. Além disso, consegui recentemente um 8º lugar para Perito de Informática no MPU. Hoje trabalho na ANAC onde contou a estrutura e a carreira para eu decidir trabalhar lá e sair do cargo de Auditor de Controle Interno. Estou muito satisfeito com a ANAC e não penso em fazer outros concursos por enquanto.

Acho importante realizar provas anteriores da banca para entender a forma de correção dessas. Assim, várias partes como Português e Redação, que aparentam subjetivas, se mostram lógicas. Desse modo, essas matérias terão uma "receita de bolo" para fazê-las. Isso acontece porque a prova tem que ser corrigida de forma que surjam pouquíssimos recursos de reconsideração contra a banca. Aprendi técnicas de resolução de exercícios que foram o divisor de águas no meu desempenho. Portanto, é muito importante aprender como fazer cada prova, geralmente a forma se repete para cada banca examinadora. Outro fator interessante é que, humanamente, não lembraremos de conteúdos que estudarmos há dois meses atrás, no início de cursinhos por exemplo. Portanto é muito importante utilizar técnicas de revisão para ter maior desempenho. Além disso, foi essencial saber como fazer a prova para ganhar agilidade e controle. Até o modo de marcar o cartão-resposta influencia no tempo e na pontuação. Descobri que a estratégia de realização da prova discursiva pode disponibilizar muito tempo para ganhar pontos na parte objetiva.

Boa Sorte a todos!

 

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Melhores Concursos

mulher lendo livroVocê está em busca da vaga dos seus sonhos? Conheça quais são os principais órgãos federais com os cargos mais disputados do país.

Melhores Concursos