HomeConcurseirosDepoimentos de ConcurseirosJose Adilson Bezerra Torquato


Jose Adilson Bezerra Torquato

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Os relatos que li, foram inspiração para deixar meu recado aqui. Eu acho importante fazer isso e também dizer para os que lutam por uma vaga em concurso público: VALE A PENA! Há pessoas que trabalham no setor privado, que nem sempre tem tempo para estudar, "é puxado", sei o quanto é. Há pessoas que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, e ainda podem apenas estudar. Gente, aproveitem este tempo! Gostaria muito de ter esse tempo, não o tenho, mas ainda sim, continuo estudando.

Estudo para melhorar, para obter uma condição melhor para mim e minha família.

Depois do pretendido cargo conquistado, há como aproveitar os finais de semana, se quiser viajar tem como pagar, se quiser comprar um carro novo, você pode pagar a vista, se quiser investir, tem condições. Isso é que nós, todos os concurseiros, desejamos. Mas, para ter tudo isso e muito mais, tem que "ralar", tem que estudar e fazer disso algo prazeiroso, buscar e compreender. Vi algo que é lindo, pessoas que são de outras áreas, que não são de direito, nem contabilidade ou administração, mas que se superaram, verdadeiros atletas. Nunca deixaram que as barreiras os impedissem de vencer. Essas pessoas tem fé, garra, determinação, TEM VONTADE.

Tenho 41 anos, já lecionei, já me preparei para provas de concurso sem estudar em um cursinho, já passei por inúmeras dificuldades. Fiz prova para o chamado IDRH do Governo do Distrito Federal em um momento em que lecionava nos três turnos, chegava em casa só o "caco". Saía de uma região para outra aqui em Brasília a trabalho e muitas vezes meu almoço era apenas uma coxinha com suco. Essa era minha rotina. Minha vida melhorou, mas quero melhorar ainda mais, apesar de algumas pesssoas tentarem me puxar para baixo, não deixo.

Sei das filas enormes que parecem um "minhocão", sei da pressão que o pessoal faz esperando resultados, mas algo que minha mãe sempre dizia: ESTUDA! E eu sem tempo para absolutamente nada, comecei a buscar todo o tempo que era possível para estudar, então dividi assim meus estudos: o que sei e o que eu não sei. lgumas pessoas buscam técnicas de estudo. Eu digo que antes da técnica vem a divisão do tempo. Há algo muito importante que você pode trazer a tona, a sua vontade de fazer a prova.

Minha mãe sempre dizia que se a gente for pensando que vai perder, vai mesmo. E todas as vezes que eu ia fazer a prova com esse tipo de pensamento, ía assim e era só "quebrar a cara". Ninguém é obrigado a nada, mas se você assumir a responsabilidade de estudar para um concurso, assuma com garra e vontade. Faça seu quadro de estudos, dê horário para cada matéria, faça revisão e releitura, exercícios. Eu não tinha como fazer um cursinho, mas fui um dos melhores na prova que fiz. Cheguei a pensar que eu não conseguiria vencer, mas por tanta insistência da minha mãe, fiquei indignado e disse a mim mesmo que iria estudar e passar. Assim fiz, e passei. Nem sempre a família está aí para "encher o saco". Muitas vezes é a família que te impulsiona a estudar. Pagou para fazer a prova, então vá como um concorrente e não como um visitante. Dedique-se agora, para ter coisas melhores depois.

É claro que naquela época eu não tinha namorada. Minha vida era só estudar, como eu podia. Hoje eu estudo e estou quase terminado o curso de Direito e vou partir para outras provas. Unindo conhecimento alcançamos muito mais. Sei bem qual é a dificuldade de estudar sozinho, como é dificil de entender o vocabulário de Direito. Você pode usar apostilas atualizadas ou não, mas sempre procure no site do órgão publico e compare. Outra dica é ir no site OK Concursos e baixar provas e fazê-las.

Depois que fiz a prova e passei, fui ser fiscal de provas de concurso. Notei que os melhores concurseiros são os que se concentram mais. Não ficam olhando para um lado e outro, não mudam a direção do olhar, não balançam o lápis. Mas, também não ficam sem o seu chocolate, sempre levam água para beber, eu gosto de bebidas energéticas não-alcóolicas, levam barras de cereal. Comer algo e beber é bom. Eu fecho os olhos e situo tudo, faço uma respiração profunda. E então digo para mim mesmo antes da prova: "Ansiedade, eu estou bem. Está tudo bem. Vou passar." Nas muitas vezes que fiz isso, consegui ter melhor rendimento. Gosto de ficar perto da janela, se tem barulho peço para ir para outro lugar menos barulhento e preparo a minha mente. Também gosto de levar uma maçã para comer no final da prova, porque na maioria das vezes saimos meio tontos.

Só depois que tive condições de fazer um cursinho, e afirmo, se não ler o material antes, você não vai ter como perguntar e tirar as suas dúvidas.

Pegue tudo com humildade, com a consciência de que talvez você não saiba nada no momento, mas que irá aprender.

É semelhante uma pessoa que pega a bíblia para ler, no começo não sabe muita coisa, mas s poucos vai dominando o assunto e daqui a pouco sabe dar relato de histórias do antigo e novo testamento.

Querer é poder, conhecer é poder mais ainda. Ler é um prazer. O castigo é não ler. Você pode ver as pessoas irem e você ficando para trás. Talvez até ter um sentimento de que fulano ou sicrano consegue e você, não. Mas, talvez você tenha preferido dormir, assistir televisão, namorar e deixou seu futuro para depois. O presente projeta o futuro. Planejar a sua vida é prioridade, as demais coias vem por acréscimo, como por exemplo, namorada, carro, casa, lazer. A auto-afirmação vale muito. Procure sempre o melhor, para ter melhores benesses.

Obrigado pela oportunidade de poder falar um pouco da minha história.

Tudo é vontade, depende de você. Não são os outros, é você. Se você quiser vencer, vai vencer, se você quiser perder, vai perder.

Para os que estão querendo vencer, até o perder é um aprendizado e uma oportunidade. Para os perdedores a derrota tramatiza, e perdem um tempão com isso. Só se inscreva em um concurso, se quiser realmente investir em você, caso crontrário, deite em uma praia e durma. Diga a você mesmo que está na hora de mudar. Levanta dessa cama, desliga a televisão e vai estudar. Arranje um tempo e estude para concurso. Uma vaga é sua, estude antecipadamente, sem que nada te atrapalhe. Saia dessa história de ir visitar lguém e levar as apostilas, isso não funciona. Namorada (o) fazendo cobrança, seja realista e demonstre que você prioriza seus estudos, se realmente gostar de você, vai te compreender e até te apoiar.

Pense sempre no que poderá fazer depois que passar. No carro que vai comprar, no que vai investir, na casa. Crie interesse. Tenha sempre pensamentos positivos, lance os pensamentos negativos, a ansiedade e depressão para fora. Palavras afirmativas tem poder. Faça do seu ambiente de estudos um lugar agradável, sinta prazer em ler.

Sei da dificuldade que é estudar sozinho. Quem precisar de ajuda com Direito, material, quiser comentar exercícios e provas entre em contato comigo. É importante ajudarmos uns aos outros. Quem me escrever ganha um guia da nova reforma ortográfica, dou dicas de material e local de estudos, assim incetivo o pessoal a estudar.

Obrigado pela oportunidade de contar a minha história. O site OK Concursos ajuda muito. Deus abençõe o cara que fez esse site.

 

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Melhores Concursos

mulher lendo livroVocê está em busca da vaga dos seus sonhos? Conheça quais são os principais órgãos federais com os cargos mais disputados do país.

Melhores Concursos