Cecilia Marinelli

Auditora fiscal da Receita Federal do Brasil, concursada desde 1988.

Quando a minha filha me solicitou que escrevesse o meu depoimento de vitória sobre "passar no concurso" fiquei pensativa e recordei dos inúmeros heróis anônimos que como eu passaram num concurso público a despeito de todas as adversidades que enfrentaram.

Muitas vezes só nos lembramos dos grandes feitos e dos grandes heróis, porém, nos esquecemos dos heróis do cotidiano, que realizam feitos que mudam as suas vidas e das pessoas que o cercam. Para esses inúmeros heróis que enfrentam o cotidiano, batalhas diárias, com coragem, sem esmorecer, até atingir a vitória, a esses heróis, dedico esse depoimento. Entre essas pessoas estão os meus filhos.

Em 1980 eu estava casada e tinha dois filhos pequenos, de 5 e 3 anos. Pela manhã ficava em casa e a tarde frequentava a faculdade de Geografia para concluir o bacharelado. Resolvi, então, fazer o concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal porque o meu marido na época era Auditor da Receita.

Numa determinada manhã inscrevi-me num cursinho para facilitar o estudo e direcioná-lo adequadamente. Nesse mesmo dia, à tarde, a secretária do cursinho me telefonou dizendo que não haviam aceito a minha inscrição porque eu tinha graduação em Geografia e eles estavam formando uma turma específica de Contabilidade e Direito. Fiquei arrasada. Senti-me derrotada. Nem pagando me queriam no cursinho porque achavam que as minhas chances eram mínimas. Reagi. Levantei a cabeça e afirmei: Pois, agora eu vou passar!

A partir daquele dia, todos os dias, eu estudava das 22 horas as 02 horas. Nesse horário as crianças já estavam dormindo e a casa estava silenciosa. Nos fins de semana, meu marido levava as crianças para passear e eu reforçava os estudos. Estudei sozinha com apostilas e livros. De vez em quando convidava uma colega para estudar comigo. Venci as barreiras de conteúdo porque a minha formação era Geografia e tive que estudar muitas matérias que nunca tinha visto como Contabilidade, Direito e Economia.

Passei no concurso de 1980, nessa época se chamava Auditor do Tesouro Nacional-AFTN. O que parecia impossível, aconteceu.

"O que era impossível hoje é mais que um troféu, uma prova que Deus é fiel".


 

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Melhores Concursos

mulher lendo livroVocê está em busca da vaga dos seus sonhos? Conheça quais são os principais órgãos federais com os cargos mais disputados do país.

Melhores Concursos