Menu

Concurso em Porto Alegre - RS

Bandeira Rio Grande do SulSe tornar servidor público no Rio Grande do Sul é o desejo de muitas pessoas. São inúmeros os atrativos para a região sul, o alto índice de desenvolvimento humano, altas taxas de alfabetização, excelentes condições de saneamento básico, fronteira com outros países, entre muitos outros. Apesar do “frio” e o inverno rigoroso ser também um grande fator de desistência.

A procura de concursos públicos é maior em Porto Alegre, onde muitos órgãos oferecem vagas a cada ano, mas existem muitas cidades no interior que também tem concursos, principalmente para prefeitura e câmara municipal. Outra área com grandes chances no estado é em Universidades, tanto para professores, como também para outros cargos administrativos. 

Mas a concorrência nos concursos do Rio Grande do Sul é altíssima, os candidatos são muito fortes e determinados, e a maioria não deseja sair daqui, portanto para os que vem de fora, a aprovação pode ser mais difícil do que se espera. A única alternativa, é ir a fundo nos estudos e se preparar, pois é um lugar muito visado para concursos. Já comecem a se preparar escolhendo um curso preparatório em Porto Alegre em sua região!

Sobre o Estado do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é um belo estado da região Sul do nosso país. Com um dos maiores PIBs do Brasil, o estado é muito importante para a economia brasileira. Também se destaca pela sua importância histórica para o Brasil, tendo servido de cenário de muitos movimentos separatistas e da mais longa guerra civil do país, a Guerra dos Farrapos.

A economia se baseia nas atividades de agricultura, pecuária, extrativismo, mineração, importações e exportações. É o estado com maior grau de industrialização do país, a maioria destas indústrias são de gênero alimentício seguidas pela metalúrgica, mecânica, química e farmacêutica, de vestuário e calçado e de madeira e mobiliário. O povo gaúcho tem grande influência europeia por conta dos colonizadores e imigrantes italianos, espanhóis, alemães e portugueses que habitaram o estado antigamente.

A capital do estado, Porto Alegre é o mais importante centro industrial, comercial e cultural do Rio Grande do Sul. A região metropolitana de Porto Alegre é composta pela capital e por mais 30 municípios. Nas proximidades da capital, destacando-se como centros industriais, encontram-se as cidades de Canoas e Novo Hamburgo. Ainda neste setor está Pelotas, a terceira cidade do estado, baseia sua economia na industrialização da carne e de produtos agrícolas e em atividades comerciais.

A cidade de Rio Grande possui o maior porto marítimo do Brasil, sendo responsável pela importação de grande parte da produção agropecuária do estado e possuindo também um grande número de indústrias.

Santa Maria é um importante centro universitário e entroncamento ferroviário. A cidade conta com indústrias ligadas ao setor agrícolas principalmente dos produtos arroz e trigo. Já Caxias do Sul possui um diversificado parque industrial. A capital da Serra gaúcha é também uma grande produtora de vinho, produto de suas principais indústrias, juntamente com o setor metalúrgico.

E finalmente a famosa Passo Fundo, cidade mais populosa que concentra muitos produtos alimentares. É considerada polo em saúde por conta do Hospital São Vicente que possui o único banco de tecido ósseo do Rio Grande do Sul e tem o terceiro maior e mais moderno centro de radiologia e radioterapia do sul do país.

Principais Órgãos Públicos do RS

Escolher o órgão público que você deseja trabalhar é o primeiro passo para quem quer prestar um concurso público. A área de atuação, o ambiente de trabalho, nível de escolaridade e salário são fatores importantes para sua decisão. Para ajudá-lo nesta escolha, listamos aqui alguns dos principais órgãos públicos do estado do Rio Grande do Sul, assim você terá muitas opções e poderá escolher o que melhor se adequa as suas necessidades. 

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Assembléia Legislativa do Estado de Rio Grande do Sul

Brigada Militar do Rio Grande do Sul

CaixaRS - Fomento Econômico e Social

Câmara Municipal de Porto Alegre

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul

DETRAN - Rio Grande do Sul

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler

Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul

Ministério Público - RS

Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

Imprensa Oficial RS

Seção Judiciária do Rio Grande do Sul

Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul

Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul

Além dos órgãos públicos do estado, confira os sites de algumas prefeituras municipais de todo o estado:

Prefeitura Municipal de Arroio dos Ratos

Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal

Prefeitura Municipal de Barão

Prefeitura Municipal de Barra do Ribeiro

Prefeitura Municipal de Butiá

Prefeitura Municipal de Cachoeirinha

Prefeitura Municipal de Camaqua

Prefeitura Municipal de Campo Bom

Prefeitura Municipal de Canela

Prefeitura Municipal de Canoas

Prefeitura Municipal de Dois Irmãos

Prefeitura Municipal de Estância Velha

Prefeitura Municipal de Feliz

Prefeitura Municipal de Glorinha

Prefeitura Municipal de Gramado

Prefeitura Municipal de Gravataí

Prefeitura Municipal de Guaíba

Prefeitura Municipal de Igrejinha

Prefeitura Municipal de Imbé

Prefeitura Municipal de Ivoti

Prefeitura Municipal de Lindolfo Collor

Prefeitura Municipal de Montenegro

Prefeitura Municipal de Mostardas

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

Prefeitura Municipal de Osório

Prefeitura Municipal de Palmares do Sul

Prefeitura Municipal de Portão

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Prefeitura Municipal de Presidente Lucena

Prefeitura Municipal de Sapiranga

Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul

Prefeitura Municipal de Tavares

Prefeitura Municipal de Torres

Prefeitura Municipal de Tramandaí

Prefeitura Municipal de Três Coroas

Prefeitura Municipal de Viamão

Prefeitura Municipal de Xangri-Lá

Principais Leis e Decretos RS

É de extrema importância para todos os brasileiros conhecer as leis que regem o seu país e seu estado. A Constituição Federal é a lei máxima do Brasil enquanto a lei máxima estadual leva em conta também a sua própria Constituição, a Constituição Estadual.

No estado do Rio Grande do Sul não é diferente. No site da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul é possível ter acesso a todas as leis e decretos que regem o estado, informações importantes como: Legislação Estadual, Constituição Estadual, Constituição Federal e tudo sobre a Assembléia Legislativa do estado.

Você que mora no estado de Porto Alegre fale-nos um pouco sobre os concursos no RS, concorrência e principais cursos preparatórios. Mande e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Relação de concursos abertos em Porto Alegre

Concursos Abertos

Homem estudando para concurso

Existem vários concursos que estão com inscrições abertas. Não perca tempo! Pesquise sobre a seleção que mais se encaixam no seu perfil.

Concursos Abertos

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos