Menu

Concurso em Curitiba - PR

Bandeira Estado Paraná.Tradicionalmente no Paraná, na região sul, e especialmente em Curitiba, encontramos candidatos muito bem preparados. As médias obtidas nas provas de concursos no Paraná estão sempre entre as mais altas do país, entre os motivos, estão os altos índices de educação do estado, e bons cursos preparatórios especializados em concursos públicos.

Para os concursos no Paraná, quando a concorrência são com candidatos de outros estados, essas características positivas do povo paranaense pesam muito, quando se fala em concursos estaduais e municipais, as provas também são bem acirradas e concorridas.

Sobre o Estado do Paraná

O estado do Paraná está localizado na região Sul e assim como os outros estados da região foi fortemente colonizado por povos europeus, principalmente os alemães, italianos, poloneses, suíços, franceses e ingleses. Ele é historicamente conhecido por sua grande quantidade de pinheirais da parte sul do seu planalto, o clima é muito parecido com o dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A capital Curitiba está entre os principais centros urbanos do estado que incluem também cidades como Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

A economia se baseia na agricultura de produtos como cana-de-açúcar, milho, soja, trigo, café, tomate e mandioca, nas indústrias automobilística, de papel, celulose, agroindústria e no extrativismo vegetal de madeira e erva-mate.

Contando com atrativos como o Parque Nacional do Iguaçu, as cataratas do Iguaçu e o grande centro cultural e de lazer que é a capital Curitiba, o estado também merece destaque no setor de turismo.

Paraná é a “terra de todas as gentes”, possui uma população formada predominantemente por descendentes de diversas etnias, e é altíssimo o número de pessoas que ainda desejam morar no estado. E se depender dos concursos públicos, muitos ainda poderão realizar esse desejo. Portanto, a única saída é realmente se dedicar aos estudos!

Mercado de Trabalho no Paraná

O estado do Paraná oferece boas opções para os concurseiros de plantão. Além dos concursos federais, quem mora no Paraná pode optar pelos diversos órgãos públicos do estado, prefeituras e órgãos municipais.

Conhecer os órgãos públicos para os quais você deseja trabalhar é muito importante para a sua decisão, uma vez que sabendo um pouco melhor de cada órgão você pode optar pelo que melhor satisfaz suas necessidades e prioridades. É preciso avaliar os cargos disponíveis para a área de atuação de sua escolha, assim como vagas compatíveis com o seu nível de escolaridade. Saiba mais sobre alguns dos principais órgãos públicos do estado do Paraná através dos links abaixo:

Governo do Estado do Paraná

Corpo de Bombeiros Militar do Paraná

DETRAN - Paraná

Imprensa Oficial - Paraná

Polícia Militar do Paraná

Polícia Civil do Paraná

Justiça Federal - S. J. do Paraná

Leis e Decretos Importantes

É necessário conhecer e ter acesso a essas normas estaduais e federais para prestar um concurso público, seja pela necessidade de assimilar o conteúdo requerido para as provas ou pelo próprio exercício da cidadania.

No site da Assembleia Legislativa do estado do Paraná você terá acesso a todas as leis e decretos que regem o estado, informações importantes como: Legislação Estadual, Constituição Federal, Constituição Estadual e tudo sobre a Assembleia Legislativa do estado do Paraná.

Você que mora no estado do Paraná; fale-nos um pouco sobre os concursos, concorrência e principais cursos preparatórios. Mande e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Relação de concursos abertos em Curitiba

Concursos Abertos

Homem estudando para concurso

Existem vários concursos que estão com inscrições abertas. Não perca tempo! Pesquise sobre a seleção que mais se encaixam no seu perfil.

Concursos Abertos

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos