Menu
HomeComo passarMatérias do ConcursoTribunais RegionaisTRT-MT Analista Judiciário - Comunicação Social (Rádio e TV)

TRT-MT Analista Judiciário - Comunicação Social (Rádio e TV)

Matérias Concurso - TRT-MT Analista JudiciárioA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Analista Judiciário specialidade em Comunicação Social (Rádio e TV) do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região - Mato Grosso/MT, com edital de 2011 realizado pela FCC.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Gestão Pública.

Conhecimentos Específicos:

  1. Noções de Direito Constitucional;
  2. Noções de Direito do Trabalho;
  3. Noções de Direito Administrativo;
  4. Noções de Direito de Contabilidade Pública;
  5. Noções de Orçamento Público;
  6. Noções de Administração  de Recursos Humanos;
  7. Parte 1: I. Comunicação: teorias, conceitos e paradigmas: Teorias da comunicação. II. Papel social da comunicação. III. Comunicação e tecnologia: Globalização da comunicação e seus novos paradigmas. A relação entre tecnologia e comunicação social. A comunicação global e perspectivas para o século XXI. Massificação versus segmentação dos públicos. V. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. VI. Comunicação e linguagem: Gramática e ortografia da Língua Portuguesa aplicada à prática comunicacional. Características do discurso nos diferentes meios de comunicação. A edição de texto e a edição de imagens: peculiaridades e complementaridades. Especificidades dos meios impressos, eletrônicos e digitais. VII. Conhecimentos de Informática: Noções de programas de texto, editoração eletrônica e Internet. Microsoft Office. VIII. Comunicação e sociedade. Comunicação de massa, cultura e artes. Comunicação, ideologia e poder. IX. Especificidades dos veículos de comunicação e seus públicos. Aspectos qualitativos e quantitativos. Estratégias de veiculação. Uso das informações e de pesquisas. Interação entre tipo de veiculação e mensagens. Adequação da mensagem ao veículo e ao público-alvo. X. Planejamento estratégico da comunicação: Elaboração do plano de comunicação, definição dos instrumentos e estratégias a serem utilizadas, materiais a serem utilizados para divulgação e para controle da divulgação . XI. Gestão da Imagem: Noções de Marketing e assessoria de comunicação.
  8. Parte 2: I. A transmissão audiovisual. Conceitos básicos de eletricidade. Formatos de transmissão: identificação e conceituação; monitoramento. Conhecimentos básicos de sistemas de transmissão eletromagnéticos, físicos e óticos. Os conceitos de link, broadcast e pool. II. Recursos técnicos em rádio e televisão. Equipamentos básicos de gravação e reprodução de produtos audiovisuais. As demandas operacionais de transmissões locais, ao vivo, em rede, via satélite e internet. Funcionamento de equipamentos específicos. Identificação e solução de imprevistos técnico-operacionais. III. Estrutura técnica de televisão. O sistema broadcast e as novas tecnologias. Normas técnicas de gravação, geração e transmissão de programas de TV. Televisão e internet: streaming, compressão de áudio e vídeo e mídias para transmissão; arquivos e protocolos. V. A formação da imagem e seus formatos de captação e transmissão. Identificação, montagem, aplicação e manutenção de equipamentos específicos. Recursos e efeitos analógicos e digitais de áudio e vídeo. Técnicas de mixagem de áudio e vídeo. Edição linear e não-linear. Os princípios gerais da imagem digital e os recursos da computação gráfica em televisão.

Confira aqui o Edital:


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso