Questões de Prova - cargo Analista Admistrativo

Conhecimento Básicos

 

Imagem Prova Analista - Anatel

Em relação ao sentido e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

1-  Não haveria prejuízo para a correção gramatical e o sentido original do texto, caso o trecho “Para suprirem (...) 200 bilhões de reais” (R.11-13) fosse assim reescrito: A fim de suportarem o acréscimo de ligações nas redes, as empresas de telefonia móvel aplicaram um montante considerável de dinheiro no negócio nos últimos dez anos, avaliado em 200 bilhões de reais.

2 -  Infere-se da leitura do texto que o autor contrapõe a conquista pelo Brasil da quarta colocação mundial em número de linhas ativas à insatisfação dos consumidores com a prestação dos serviços de telefonia no país.

3 - Feitas as necessárias adaptações na grafia das palavras, o adjunto adverbial “em 1998” (R.2) poderia ser deslocado, seguido da vírgula, para o início do parágrafo, sem que o sentido original e a correção gramatical do texto fossem prejudicados.

4 - As expressões “o que” (R.5) e “fato que” (R.7) poderiam ser colocadas uma no lugar da outra, no texto, sem prejuízo das relações morfossintáticas e semânticas nele expressas.

5 -  O período “Todos esses recursos (...) serviços” (R.13-15) poderia ser iniciado pelo conector de sentido adversativo entretanto, desde que fossem feitas as devidas alterações na grafia das palavras, sem que houvesse prejuízo para o sentido original e a correção gramatical do texto.

 

Imagem Prova  Anatel

Em relação às estruturas linguísticas do fragmento de texto acima, julgue os itens seguintes.

6 - Seria mantida a correção gramatical do texto caso o trecho “mas também (...) sociedade brasileira” (L.12-14) fosse assim reescrito: mas também atender necessidades e interesses de todas as camadas da população, de acordo com as diferenças que permeiam a nossa sociedade.

7 - Com correção gramatical, o trecho “Esse modelo (...) técnicos e mercadológicos” (L.7-9) poderia ser reescrito da seguinte forma: Nesse modelo, em que o homem é referência e principal beneficiário, as metas sociais foram agregadas à objetivos técnicos e mercadológicos.

Julgue os itens a seguir com base no Manual de Redação da Presidência da República.

8 - A hierarquia existente entre o remetente e o destinatário determina o pronome de tratamento a ser utilizado nas  correspondências oficiais.

9 - O emprego do padrão culto de linguagem na redação de correspondências oficiais, uma das exigências desse tipo de texto, contribui para a impessoalidade e a clareza do texto

O próximo item apresenta fragmento adaptado de comunicação oficial; julgue-o no que se refere à adequação da sua linguagem a um documento oficial.

10 - A definição do valor da multa e da destinação do valor arrecadado serão discutidos com a diretoria das empresas de telefonia, no próximo encontro, onde serão mostrados os resultados da última pesquisa de satisfação do usuário desses serviços no país.

Acerca do sistema de firewall do Windows 7, julgue os itens a seguir.

11-  Caso um vírus infecte um computador com Windows 7, o registro do sistema continuará protegido, desde que o firewall esteja habilitado, já que o firewall do Windows é integrado à proteção de registro.

12 - O tráfego de DNS é considerado malicioso devido às alterações que ele ocasiona no arquivo de resolução de nomes padrão do Windows 7; por isso, o firewall do Windows pode ser configurado para bloquear automaticamente esse tipo de tráfego.

Com relação ao Mozilla Thunderbird e ao Outlook Express, aplicativos utilizados para o envio e o recebimento de correio eletrônico, julgue os itens que se seguem.

13 - O Thunderbird 13, ou versão superior, permite a configuração de mais de uma conta de correio eletrônico para enviar e receber emails.

14 - No Thunderbird 13, ou versão superior, é possível alterar o texto de um email mediante o uso das tags HTML.

15 - No Outlook Express 6, ou versão superior, é possível criar filtros de mensagens com base nas informações de cabeçalho e de assunto do email, tal que as mensagens sejam automaticamente movidas entre as diferentes pastas disponíveis no aplicativo.

16 - Se o protocolo utilizado para receber as mensagens de email for o IMAP, será possível configurar a funcionalidade de filtro do Thunderbird 13, ou versão superior; mas, se o protocolo em uso for o POP3, não será possível fazer essa configuração, visto que o POP3 não suporta cabeçalho de e-mail para funções de filtro. 

Julgue os próximos itens, relativos à ética no serviço público.

17 - As faltas de servidor público ao trabalho, independentemente dos motivos, são fatores de desmoralização do serviço público e da administração pública.

18 - Aspectos humanos como estrutura cognitiva e personalidade são variáveis que influenciam a conduta ética na administração pública.

19 - Para que determinada conduta seja caracterizada como ética ou corrupta, devem ser analisados os aspectos valorativos, culturais e interpretativos da ação humana na sociedade.

20 - A servidora pública que frauda concurso público mediante a quebra do sigilo das provas para favorecer terceiro comete ato de improbidade administrativa que causa dano à administração pública e prejuízo ao erário.

 21 - O recebimento de vantagem econômica indevida, direta ou indiretamente, por servidor público configura ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário.

22 - Avaliar a dimensão ética do ato é verificar a situação, os fins e os meios da ação de servidor público.

Imagem Prova Anatel 2012

Based on the text, judge the following items.

23 - Future forecast is entirely untenable.

24 - It is advisable to evaluate the likelihood of highly meaningful coming events.

25 - The majority of world’s leaders fail to notice the increasing pace of technological progress on one hand, and on the other the slowing down of social progress.

26 -Nowadays, the crucial problems concerning society have to do with socioeconomic and political issues.

27 - Technological progress can, now and then, bring about problems, but it can also, more frequently, come up with their attainable solutions.

28 - the expression “At present” (L.24) is an adverb of place.

Com relação aos atos administrativos, julgue os itens seguintes.

29 - Competência, finalidade, forma, motivo e objeto são requisitos de validade de um ato administrativo.

30 -  Embora tenha competência para analisar a legalidade dos atos administrativos, o Poder Judiciário não a tem relativamente ao mérito administrativo desses atos.

31 - A anulação de ato administrativo será aplicada ao ato que, mesmo válido, legítimo, perfeito, venha a se tornar inconveniente, inoportuno ou desnecessário.

32 -  A formalização de contrato de abertura de conta-corrente entre instituição financeira sociedade de economia mista e um particular enquadra-se no conceito de ato administrativo.

Julgue os itens que se seguem, a respeito da responsabilidade civil da administração pública federal.

33 - Tratando-se de ato omissivo do poder público, a responsabilidade civil pelo ato danoso é subjetiva.

34 - De acordo com a teoria do risco administrativo, o ônus da prova de culpa do particular por eventual dano que tenha sofrido, caso exista, cabe sempre à administração pública.

35 Caso um ônibus de determinada permissionária de serviço público venha a colidir com um veículo particular, a empresa permissionária será responsável pela reparação do dano independentemente da análise de culpa do particular.

Conhecimento Específicos


Julgue os seguintes itens, a respeito de normas e procedimentos determinados pela Lei Geral de Telecomunicações (LGT), que estabeleceu a criação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e que dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações.

51- Por motivos de ordem econômica e competição, compete à ANATEL analisar e autorizar a fusão e a incorporação de empresas de telecomunicações.

52 - A ANATEL é vinculada ao Ministério das Comunicações, porém é hierarquicamente independente.

53 - O plano geral de outorgas de serviços de telecomunicações prestados no regime público deve ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado federal.

53 - O Poder Executivo tem a prerrogativa de estabelecer limites relativos à participação do capital estrangeiro nas empresas prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil.

55 - Compete à ANATEL elaborar o plano geral de metas para universalização do serviço de telecomunicações. Esse plano deve ser, obrigatoriamente, objeto de consulta pública e aprovado pelo presidente da República.

56 - Todos os autos da ANATEL devem permanecer abertos a consulta pública em sua biblioteca institucional.

57 - Os direitos dos usuários de serviços de telecomunicações não são mencionados na LGT porque já estão explicitados no Código de Defesa do Consumidor.

Com relação à estrutura organizacional e à gestão financeira da ANATEL, especificadas em seu regulamento, julgue os itens que se seguem.

58 O ouvidor da ANATEL possui mandato de dois anos e, durante esse período, pode ser deposto apenas por decisão da Presidência da República.

59 - A Superintendência de Administração Geral da ANATEL é gerida por um diretor que é indicado, entre os funcionários de nível superior, pelo Conselho Diretor.

60 - Os recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações são divididos, igualmente, entre o Ministério das Comunicações e a ANATEL.

61 - Os conselheiros da ANATEL recebem o mesmo atendimento protocolar que os secretários-executivos dos ministérios.

62 - Considere a seguinte situação hipotética. José foi empossado no cargo de conselheiro da ANATEL no dia 1.º/1/2009, em substituição ao conselheiro Vieira, que havia assumido o cargo no dia 1.º/1/2006 para um mandato completo. Após um ano de sua posse, José foi indicado para presidente do Conselho Diretor da ANATEL pelo presidente da República. Nessa situação hipotética, o mandato de José, nos dois cargos, deveria ter-se encerrado no dia 31/12/2010.

63 - Por determinação do Conselho Diretor, conselheiro integrante do Conselho Consultivo da ANATEL pode ter seu mandato interrompido.

64 - O ouvidor da ANATEL, nomeado pelo presidente da República, tem acesso a todas as informações e sessões do Conselho Diretor, mesmo as secretas. 

Julgue os itens subsequentes, relativos ao Regimento Interno da ANATEL.

65 A Gerência Geral de Comunicações Pessoais Terrestres é um órgão constituinte da Superintendência de Serviços Privados.

66 - As determinações do Conselho Diretor são decididas exclusivamente em suas reuniões por meio de votação presencial.

67 - O quórum mínimo para a realização de reuniões do Conselho Diretor é constituído de três conselheiros e do procurador-geral da ANATEL.

68 - A participação em audiência pública é facultada a todos os interessados, condicionada à inscrição prévia com antecedência mínima de quarenta e oito horas.

69 - No caso de haver conflito de interesses entre uma prestadora de serviços de telecomunicações e seus usuários, as partes poderão submeter a solução dos conflitos à ANATEL mediante processo de mediação, devendo haver o compromisso de que ambas as partes acatarão a decisão proferida.

70 - A ANATEL acatará e analisará denúncia anônima de usuário que se sentir lesado por prestadora de serviços de telecomunicação.

Acerca da função e da organização das agências reguladoras, julgue os itens a seguir.

71-  Todas as agências reguladoras federais são autarquias e cada uma está vinculada a um ministério específico, de acordo com a sua área de atuação.

72 - Além das agências reguladoras federais, podem existir, no Brasil, agências reguladoras estaduais e municipais.

Julgue os itens a seguir, a respeito da Política Nacional de Telecomunicações.

73 - O incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico é parte integrante da política industrial na área de telecomunicações. O Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Comunicações, uma das principais fontes de recursos governamentais com essa finalidade, é composto, entre outras contribuições, por uma contribuição percentual sobre a receita bruta das empresas prestadoras de serviços de telecomunicações.

74 - A definição da Política Nacional de Telecomunicações é atribuição da ANATEL.

75 - A Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS), reativada em função do programa nacional de banda larga, é responsável por atuar, a princípio, apenas no atacado, não ofertando o acesso à banda larga ao usuário final, exceto em localidades onde não exista a oferta desse serviço por entidades privadas. 

Acerca da evolução da administração, das reformas administrativas do Estado brasileiro e da gestão pública, julgue os itens a seguir.

76 As atividades do Estado brasileiro procuram garantir que a lei e as políticas públicas sejam cumpridas e financiadas, identificando-se, assim,com o Estado liberal clássico.

77 - A sociedade civil exige do Estado brasileiro mais do que ele pode oferecer. A causa dessa lacuna não é somente fiscal ou política, mas, também administrativa.

78 - O modelo do GESPUBLICA pressupõe seis categorias básicas de indicadores de desempenho: eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, excelência e execução. Essas categorias são divididas em duas dimensões: a de resultado e a de esforço.

79 - O modelo de abordagem contingencial da administração pressupõe alto valor agregado e prioriza as habilidades técnicas na estrutura administrativa

81 - O modelo de administração pública gerencial, proposto na última reforma administrativa do Estado brasileiro, concentra-se na moderna gestão por processos, definindo responsabilidades e procedimentos para os planos de ação governamentais. 

No que se refere aos aspectos gerais do processo administrativo, julgue os itens de 82 a 90.

82 - Considere que a cúpula de determinado órgão público decida expandir suas operações, mas preservando seu processo decisório. Nessa situação, a adoção da departamentalização territorial, que crie unidades delegadas nos estados, será a mais adequada.

83 - O processo de planejamento estratégico, em que se definem a missão e a visão da instituição, alinhado à construção da matriz SWOT, objetiva alavancar a sinergia e o nível de entropia da organização.

84 - O termo joint venture refere-se à associação estratégica de duas ou mais empresas cujo objetivo é atuar em um novo mercado mediante o desenvolvimento de um projeto único. Na esfera pública, o joint venture ocorre por meio das parcerias entre entidades públicas e privadas, buscando aperfeiçoar a atuação do Estado.

85 - Os planos relacionados à área de gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, treinamento, plano de cargos e salários, promoções e capacitação são desdobramentos operacionais do planejamento estratégico.

86 - O BSC (balanced score card) — uma ferramenta de apoio à gestão estratégica organizacional pública ou privada — permite acompanhar e medir o desempenho mediante quatro perspectivas gerais: financeira, interna, clientes e aprendizagem e crescimento.

87 - A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte.

88 - Os testes de integridade constituem uma ferramenta utilizada em processos seletivos. Eles visam excluir candidatos que possam vir a apresentar comportamentos contraproducentes.

89 -  O fenômeno da liderança, em detrimento da figura do líder, é o foco da teoria contingencial, que se baseia em três pilares distintos: o líder, os liderados e a situação.

90 - A autoavaliação é uma ferramenta que costuma atenuar a postura defensiva dos colaboradores com relação à sua avaliação, estimulando as discussões sobre desempenho. Desse modo, essa é uma ferramenta adequada para a avaliação dos membros da instituição.

 

GABARITO DAS QUESTÕES

1 - E                     21 -  E                       56 - E                     77 - C                  
2 - E                     22 -  C                      57 -  E                    78 - C                
3 - C                     23 -  E                      58 -  X                    79 - E                 
4 - C                     24 -  C                      60 -  E                    81 - E                
5 - C                     25 -  C                      61 - X                     82 - E                 
6 - C                     26 -  E                      62 -  C                   83-  E                   
7 - E                     27 -  C                      63 -  C                    84 - C                  
8 - E                     28 -  E                      64 -   X                   85 - C               
9 -  E                    29 -  C                      65 -  E                   86 - C                   
10 - E                   30 -  C                      66 -  E                   87 - C               
11 - E                   31 -  E                      67 - C                    88 - C
12 - E                   32 -  E                      68 - E                    89 - C
13 - C                  33 -   X                      69  - E                   90 - E
14 - C                  34 -   C                      70 - E              
15 - C                  35 -   X                      71 - C        
16 - E                   51 -   E                     72 -  C           
17 - E                   52 -   C                     73 -  C           
18 - C                   53 -  E                      74 - E               
19 - C                   54 -  C                     75 -  C              
20 - E                   55 -  C                      76 - E           

 

Fonte: Prova Analista Administrativo - ANATEL (CESPE 2012)

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso