Menu

Analista de Documentação

Matérias Concurso -DETRANA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de cargos efetivos para Analista de Documentação, nível superior para o DETRAN/RJ (Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro), de acordo com edital de 2011 realizado pela EXATUS.

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos:

  1. Biblioteconomia, Documentação e Informação; 2) Planejamento, organização e administração de bibliotecas; 3) Formação e desenvolvimento de Coleções; 4) Normas de Documentação (ABNT); 5) Tratamento da Informação: Catalogação (Princípios, Notação de Autor, AACR2R, MARC), Classificação (Princípios, CDD, CDU), Indexação (descritores e metadados); 6) Processos técnicos: Registro, Inventário, Catálogos, Sistemas de Localização e Tipologia Documental; 7) Preservação, Disseminação e Acesso; 8) Serviço de Referência, Fontes de Informação e Usuários; 9) Tecnologias de informação: automação de serviços, bancos e bases de dados, biblioteca digital; 10) Noções básicas de arquivo.

Veja aqui apostilas grátis para estudo:

Confira aqui o edital:


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso