Menu

Analista - Ciências Contábeis

Matérias Concurso - IBGEA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo de  Analista- Ciências Contábeis, nível médio para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de acordo com edital de 2013 realizado pela CESGRANRIO.

Conhecimento Básicos:

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Raciocínio Lógico Quantitativo

Conhecimento Específico:

  • Contabilidade Pública: Conceituação, objeto e campo de atuação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Patrimônio e Sistemas Contábeis: definições de patrimônio público, classificação do patrimônio público sob o enfoque contábil, a estrutura do sistema contábil: Planejamento e seus instrumentos sob o enfoque contábil; Transações no Setor Público: conceito de atos e fatos, alterações qualitativas e quantitativas do patrimônio público, natureza, reflexos e variações das transações no patrimônio público; Registro Contábil: definições, formalidades ou princípios dos registros contábeis, reconhecimento e bases de mensuração ou avaliação aplicáveis ao patrimônio das entidades do setor público; Demonstrações Contábeis: balanço patrimonial, balanço orçamentário, balanço financeiro, demonstrações das variações patrimoniais, demonstrações do resultado econômico; O Controle Interno: abrangência, classificação; Depreciação, Amortização e Exaustão: critérios de mensuração e reconhecimento, métodos e divulgação, Avaliação e mensuração de Ativos e Passivos: disponibilidades, créditos e dívidas, estoques, investimentos permanentes, imobilizados, intangíveis, diferidos e reavaliação e redução ao valor; Prestação de Contas: análise, avaliação de comportamentos e elaboração com notas explicativas; Tomadas de Contas: conceitos e elaboração; Despesa Pública: despesa sob o enfoque patrimonial, despesa orçamentária, estrutura orçamentária da despesa orçamentária, reconhecimento da despesa sob o enfoque patrimonial, Receita Pública: reconhecimento da receita sob o enfoque patrimonial, etapas da receita orçamentária, classificação da receita, o relacionamento do regime orçamentário com o regime de competência, conceito, transferências intragovernamentais, transferências voluntárias, Princípios Fundamentais de Contabilidade; Legislação: Resolução CFC 774/1994, Lei de Responsabilidade Fiscal - LC 101, de 4 de maio de 2000, e alterações posteriores, Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, e alterações posteriores, Constituição Federal, Portaria Interministerial STN/SOF nº 163/2001, Resolução CFC nº. 1.121/2008, Portaria Conjunta STN/SOF nº. 2/2009, Lei nº. 5.172, de 25 de outubro de 1966, e alterações posteriores, Lei nº. 6.830, de 22 de setembro de 1980, e alterações posteriores, Resolução CFC nº 732/1992, Resolução CFC nº 750/1993 apêndice II, Resolução CFC nº 1.111/2007, Normas Brasileiras de Contabilidade, Lei nº. 11.638, de 28 de dezembro de 2007, e Resolução CFC nº. 1.136/2008.

 

Confira aqui o edital:

Edital IBGE/2013


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso