Menu
HomeApostilasNormas RegulamentadorasLeis e DecretosLei 9.784 - Processo Administrativo

Lei 9.784 - Processo Administrativo

A Lei 9.784 foi promulgada pelo Presidente da República em 29 de janeiro de 1999. A Lei 9.784 regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Se você deseja ler essa lei na íntegra, basta clicar no link abaixo:

Lei 9.784 / 1999

A Lei 9.784 decretada e sancionada pelo Presidente estabelece as normas acerca do Processo Administrativo, tanto da Administração Direta quanto da Administração Indireta. Além disso, essa lei estabelece os direitos e deveres dos administrados. Também é regulado o início do processo, os legitimados como interessados e a competência do processo.

Essa lei regula os impedimentos e suspeição para atuar em processo administrativo, bem como a forma, o tempo e o lugar dos atos. Ainda é disposto a comunicação, a instrução e a motivação dos atos, bem como o dever de decidir. Da mesma forma, é estabelecido o recurso administrativo, os prazos e a revisão das decisões. Por fim, a Lei trata da desistência, das sanções e de outros casos de extinção do processo, como anulação, revogação e convalidação. 

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos