Menu
HomeApostilasNormas RegulamentadorasLeis e DecretosLei 8.429 - Improbidade Administrativa

Lei 8.429 - Improbidade Administrativa

A Lei 8.429 foi decretada e sancionada pelo Presidente da República em 2 de junho de 1992. A Lei dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.

Lei 8.429 / 1992

A Lei 8.429 estabelece os atos de improbidade administrativa que importam enriquecimento ilícito; que causam prejuízo ao erário (prejuízo aos órgãos da administração pública) e dos atos que atentam contra os princípios da administração pública. Além disso, dispõe das sanções penais, civis e administrativas para o caso de improbidade. Por fim, estabelece os procedimentos administrativos e os processos judiciais previstos na legislação.

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos