Menu

Manual de Redação Oficial

O Manual de Redação da Presidência da República começou a vigorar em 2002 O Manual dispõe acerca das regras oficiais de redação e foi aprovado pelo então presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso. O departamento encarregado de revisar e atualizar o manual é a Casa Civil da Presidência da República. Se você deseja ler o Manual na íntegra, basta clicar no link abaixo:

Manual de Redação da Presidência da República

O Manual dispõe dos aspectos gerais da redação oficial usada para estabelecer as comunicações oficiais. Além disso, trata dos princípios como impessoalidade, formalidade, padronização, concisão e clareza. O manual também diferencia as diferentes formas de comunicações oficiais empregadas, como o aviso, o ofício, a mensagem, o telegrama, o fax e o correio eletrônico, bem como as formas de diagramação da estrutura em a finalidade de cada documento.

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos