Menu

Informações sobre os Correios - ECT

Carta Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é uma empresa pública criada em 25 de janeiro de 1663 que trabalha prestando serviços de envio de correspondência, carta e telegrama. Além disso, ela disponibiliza soluções de alta tecnologia para atendar as necessidades das empresas, da população e do governo. Prova disso é a criação do Sedex (1982), que é um dos trabalhos mais conceituados no mercado de encomenda expressa brasileira. Outras contribuições ao longo dos anos foram: e-Sedex, Sedex Hoje, Sedex 10 e Sedex Mundi.

A missão dos Correios é gerar inclusão social e garantir a integração da sociedade estabelecendo uma nova Identidade Corporativa e sendo mais proativos com relação a necessidade de todos os seus clientes. Um exemplo disso é a criação do Banco Postal, um sistema bancário que possibilita pessoas de baixa renda, realizarem operações bancárias simples. Esse serviço é prestado em parceria com uma instituição bancária e para a escolha da parceria, as instituições são submetidas a um processo seletivo.

Um dos desafios dos Correios é ser uma das empresas que se destaca pelos produtos e serviços a nível mundial. Pautados por um código de ética, os Correios possuem princípios que acreditam e seguem:

  • Ética;
  • Meritocracia;
  • Respeito às Pessoas;
  • Compromisso com o Cliente;
  • Sustentabilidade.

Estrutura Organizacional da ECT

Veja como é o funcionamento dos órgãos e departamentos que fazem parte da estrutura organizacional dos Correios.

Organograma dos Correios

Imagem extraída do site dos Correios

Dentro da empresa, cada órgão é responsável por executar uma função específica:

Assembleia Geral – pelo fato de ser uma empresa pública, os Correios possui a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) como acionista e representante.

Conselho de Administração (C.A.) - conselho responsável por prosseguir com as normas, regras e outros requisitos ditados pelo Ministério das Telecomunicações, no que diz respeito aos produtos e serviços dos Correios.

Auditoria (AUDIT) – Dar suporte à Alta Administração por meio de auditorias. Conselho Fiscal – órgão responsável, de acordo com a Lei nº 6.404/74, por fiscalizar as atitudes dos administradores e da administração financeira, orçamentária e patrimonial dos Correios.

Comitê Executivo – grupo formado pelos Superintendentes Executivos dos Correios que fornece apoio a Diretoria Executiva no planejamento estratégico da empresa.

Presidência – faz o gerenciamento de toda a empresa e atua principalmente na parte estratégica empresarial e inovação. Ela é o representante da ECT tanto nacional, quanto internacionalmente.

Diretoria Executiva – é um órgão colegiado, responsável pelo controle e supervisão das atividades administrativas e operacionais, propondo normas, plano de cargos, carreiras e salários, programa de metas, realizando pagamentos dos empregados com participação no lucros e resultados, etc.

Vice-Presidência – responsável pela supervisão de atividades, promoção da qualidade e eficiência nos serviços, elaboração de propostas para a Diretoria Executiva; trabalha juntamente com os responsáveis pela gestão empresarial para definição de objetivos e metas e executa as tarefas definidas pelo Conselho de Administração.

Departamentos e órgão de mesmo nível – responsáveis por planejar, coordenar, controlar e elaborar normas para os setores ligados à vice presidência, de acordo com os critérios de departamentalização funcional.

Unidades de Serviços Transacionais – realizam atividades para a Administração Central dos Correios (Conselho Fiscal, Conselho de Adm., Diretoria Executiva, Comitê Executivo, departamentos, Centros de Serviço e órgão de mesmo nível).

Administração Regional – composta por 28 diretorias regionais, que são órgão responsáveis por realizar os serviços em âmbito regional. Elas são subordinadas aos Departamentos.

Conheça mais sobre os Correios lendo o artigo “Novo Estatuto dos Correios”.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso