Menu

Segunda Guerra Mundial

conflito segunda guerraA Segunda Guerra Mundial começou em setembro de 1939, sendo considerada a maior tragédia provocada pelo homem. Causou a morte de milhares de pessoas, envolveu diversos países e todos os continentes.

Um dos principais motivos para o conflito foi a crise econômica que abateu os países depois da crise de 1929. Isso levou ao crescimento de medidas protecionistas e ao desemprego de milhares de pessoas nos EUA e na Europa. Além disso, a miséria atingiu diversos países por causa da ligação econômica que havia entre eles. Outra situação que influenciou o início da guerra foi Hitler ter assumindo o poder na Alemanha em 1933.

Hitler desejava levar a Alemanha ao status de potência novamente, mas precisava derrubar o Tratado de Versalhes, que impedia o crescimento militar alemão. Ele pretendia isolar a União Soviética para posteriormente atacá-la. Por outro lado, o Japão estava expandindo seus domínios para regiões chinesas e isso incomodava os norte-americanos.

Mas, estudos históricos indicam que a guerra foi causada pelas consequências geradas das imposições do Tratado de Versalhes, que limitou diversos direitos comerciais e militares da Alemanha. Além disso, o país possuía uma extensa dívida com os países aliados e essa série de sanções foi causando um sentimento de rancor e amargura nos alemães. A defesa da nação passou então a ser explorada pelo partidos de extrema-direita.

Antecedentes da Segunda Guerra

Guerra Civil Espanhola: Em 1936, a Frente Popular venceu as eleições no país, mas a frente conservadora, liderada pelo General Mola e Francisco Franco, deu início a uma Guerra Civil que durou quase três anos. Os nacionalistas receberam apoio de Hitler e os republicanos foram derrotados em 1939 porque não conseguiram ser ajudados pela URSS.

Pacto Germano Soviético: Nome dado ao acordo de não-agressão entre a União Soviética e a Alemanha Nazista em 1939. O pacto estipulava que não haveria conflitos entre as partes e estipulada uma neutralidade caso alguns países europeus fossem anexados aos mesmos. O pacto foi uma forma encontrada pelos alemães para não terem a URSS como inimiga.

I Fase da Segunda Guerra

Em setembro de 1939 os alemães entraram na Polônia e partiram em direção a Varsóvia. Foi a primeira cidade a receber bombardeio aéreo e foram usadas técnicas de guerra-relâmpago (estratégia blitzkrieg). Para Hitler, os povos eslavos eram de uma raça inferior, ou seja, o ditador queria transformá-los em escravos e as cidades do leste europeu teriam suas indústrias destruídas para serem ruralizadas. Posteriormente, a França e Inglaterra deram um ultimato para que os alemães se retirassem do território polonês e como não foram atendidos declararam guerra ao país germânico.

Os ingleses e franceses demoraram para atacar a Alemanha, fazendo com que a nova estratégia de guerra alemã levasse a ocupação rápida de grande parte da Polônia. As forças alemãs conseguiram ocupar a Dinamarca e a Noruega em 1940. Naquele mesmo ano os Países Baixos foram atacados: Holanda e Bélgica também foram ocupados.

Antes de atacar a França, a Alemanha havia conquistado apenas países menores e acreditava-se que os franceses seriam resistentes em uma investida. Eles tinham uma quantidade equivalente de soldados e melhores condições bélicas como aviões e tanques. A França protegeu a fronteira com a Bélgica, pois foi por ali que os alemães haviam entrado durante a primeira guerra, mas dessa vez eles vieram pela região das Ardenas.

Em outra frente, a Itália atacava os países árabes em 1940 e suas tropas chegaram na Líbia e ao Egito, mas logo foram repelidas pelos soldados britânicos. Porém, o exército inglês sofreu algumas derrotas e precisou recuar. O conflito ainda atingiu a região dos balcãs com a ocupação total da Grécia e Ioguslávia em 1941.

Enquanto isso, a Inglaterra permanecia isolada, sendo protegida pela sua esquadra. Mesmo assim, o país inglês sofreu com duros ataques até a Alemanha começar a se interessar pela invasão URSS. Em menos de dois anos, a Alemanha já havia conquistado oito países, tinha poder sobre recursos agrícolas e industriais e havia destituído o poder da França. Os militares alemães eram considerados uma máquina de guerra.

II Fase da Segunda Guerra

Essa fase é marcada pela invasão da URSS realizada através da seguinte regra: ataque o inimigo antes de ser atacado. Stalin havia sido alertado por outros países e por seus espiões de que a invasão alemã estava eminente, mas ele não acreditava e pensava que eram boatos tentando colocá-lo de frente com o poder militar da Alemanha. Com mais de 3 milhões de soldados, os alemães surpreenderam o líder soviético com um dos maiores exércitos de todos os tempos. O que os invasores não se atentaram era a dificuldade em invadir um país de dimensões continentais e a capacidade de resistência dos russos. Além disso, o inverno daquele ano chegou mais cedo e foi arrebatador.

Hitler mandou que os soldados aguardassem em suas posições esperando o início da primavera de 1942 para se deslocar. Foi quando eles receberam um contra-ataque russo que os afastou de Moscou e levou pânico entre os comandantes do exército alemão.

Os nazistas eram extremamente preconceituosos e racistas. Fizeram uso de medidas cruéis contra a população que vivia no Leste Europeu, pois os consideravam inferiores. Universidades e escolas foram fechadas, permitindo que apenas algumas pessoas tivessem a escolarização mínima. Havia grupos de extermínio responsáveis pela eliminação de marxistas, professores, sindicalistas, judeus, democratas-burgueses e comissários políticos.

Foram criados diversos campos de concentração que aprisionavam milhares de pessoas que eram obrigadas a realizar trabalho escravo nas piores condições. Um dos campos de concentração mais conhecido foi Auschwitz, que era capaz de matar 2 mil pessoas de uma vez na câmara de gás. Além das condições com que os prisioneiros eram tratados, os médicos alemães realizavam experiências médicas .

O médico mais conhecido por essas atrocidades foi Josef Mengele, responsável por diversas experiências com gêmeos, na tentativa de mudança da cor dos olhos em crianças, colagem de membros em pessoas amputadas e realização de cirurgias estranhas. Ele fazia experiências nos judeus, em pessoas com doenças hereditárias e nos ciganos.

Batalha de Stalingrado

A região em que ficava Stalingrado era um importante centro fluvial e ferroviário que ligava a região do Cáucaso e Moscou. Foi por essa cidade que Hitler decidiu lançar sua ofensiva para abalar os russos. Hitler acreditava que rapidamente ocuparia a cidade, mas os dias passavam e a cidade não era ocupada pelos alemães. Os dois exércitos iam perdendo militares e o inverno ficava cada vez mais rigoroso.

Mesmo com o quadro cada vez pior, Hitler insistia que os soldados deveriam manter as posições e apelou para o caráter emocional da situação para dar ânimo aos militares. Muitos deles morreram com o frio e pela falta de comida. Essa batalha foi responsável pela rendição de uma boa parte dos soldados alemães, uma mudança drástica nos rumos da guerra e o início da queda do Nazismo.

Japão e Estados Unidos

conflitos na guerraAté o fim de 1941 a guerra se concentrava apenas nos países europeus, mas no ano seguinte os conflitos se estenderam para países asiáticos como a China e o Japão. O Japão conseguiu conquistar alguns territórios chineses e começou a ser visto com receio por parte dos Estados Unidos. O presidente Roosevelt finalizou acordos comerciais mantidos com os japoneses, congelou créditos financeiros e embargou fornecimento de matérias-primas e petróleo.

A opinião pública não queria que os EUA se envolvesse, mas a situação ficava cada vez mais complicada. No dia 07 de dezembro de 1941 o Japão atacou a base naval de Pearl Harbor e o país entrou de vez na guerra. O ataque causou a morte de mais de 2000 soldados e a destruição de navios e aviões da Marinha americana. Os japoneses também avançavam sobre as colônias inglesas e americanas visando enfraquecer esses países.

A Itália e Alemanha também declararam guerra aos EUA, enquanto os americanos tentavam aumentar seu poder bélico e treinar seu exército. A ofensiva americana começou em 1942 e o Japão se rendeu apenas em setembro de 1945. Esse conflito foi marcado pela artilharia pesada das unidades navais e aéreas.

Dia D – Invasão da Normandia

A conhecida Batalha da Normandia foi um conflito ocasionado pela invasão em 1944 feita pelos aliados na França (que naquele período era ocupada pelos nazistas). Em 6 de junho daquele ano o ataque ocorreu e ficou conhecido como o Dia D. Recebeu esse nome pelo tamanho da operação que mudou os rumos da guerra. Estima-se que mais de 3 milhões de soldados chegaram pelo mar da Normandia naquele dia. Essa batalha enfraqueceu o ataque alemão, que migrou seus esforços para esse conflito e reduziu a defesa contra a União Soviética.

Paris foi dominada em setembro de 1944 e a Alemanha começou a ser invadida no fim daquele ano pelas forças aliadas. Em abril de 1945 Mussolini foi capturado e dois dias depois Hitler cometeu suicídio. Em agosto daquele ano, após o Japão se recusar a cumprir o acordo de Potsdam, os Estados Unidos atacaram as cidades de Hiroshima e Nagasaki com bombas atômicas. Dia 15 de agosto de 1945 o Japão finalmente se rendeu colocando fim a guerra.

Filmes sobre a Segunda Guerra

  • A Lista de Schindler (1993)
  • O Resgate do Soldado Ryan (1998)
  • Operação Valquíria (2008)
  • A Vida é Bela (1998)
  • A Queda – As Últimas Horas de Hitler (2004)
  • O Pianista (2002)
  • Pearl Harbor (2001)
  • O Grande Ditador (1940)
  • Bastardos Inglórios (2009)

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso