Menu

Governo Lula

Para chegar na presidência do país, Luiz Inácio Lula da Silva fez várias tentativas até alcançar o maior cargo do Brasil. Ex-sindicalista ele candidatou-se em 1989 e foi derrotado por Fernando Collor e perdeu duas eleições para Fernando Henrique Cardoso. Em 2002 finalmente saiu vitorioso ao derrotar no segundo turno o candidato José Serra com mais de 60% dos votos (58 milhões).

Na economia o Brasil permaneceu estável, com superávit na balança comercial, o governo conseguiu reduziu a dívida externa e estabeleceu negócios prósperos com a Organização Mundial do Comércio (OMC). Ouve também aumento na distribuição de renda com a implantação de vários programas sociais.

Em relação a política externa o Brasil assegurou relacionamento com países da América do Sul, Ásia e África. No entanto, a imagem do país sofreu abalos ao apoiar governos ditatoriais no Irã e em Cuba.

Lula foi um presidente que conseguiu agradar as classes mais carentes da população, no entanto, não avançou em reformas na previdência e no campo.

Programas Sociais

Bolsa Família

Programa de transferência de renda criado em 2004 para auxiliar pessoas em estado de pobreza ou extrema miséria. As famílias devem ter crianças de até 15 anos na escola (devem ser frequentes) e carteira de vacinação em dia. Milhares de famílias foram beneficiadas em todo o país.

Fome Zero

Surgiu em 2003 em uma tentativa de acabar com a fome no país e reduzir a subnutrição. Criado pelo Governo Federal ele envolve ações de vários ministérios e secretarias.

Prouni

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2005 e oferece bolsas de estudos em várias universidades e faculdades do país. Foi uma forma que o Governo encontrou para levar pessoas pobres e carentes ao ensino superior. Ele oferece bolsas que variam entre 50% e 100% em faculdades particulares. Para se inscrever é preciso ter feito o ENEM e ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do exame. As vagas são abertas duas vezes ao ano e foi responsável por proporcionar ensino superior a diversos alunos no Brasil.

Luz Para Todos

Programa lançado em 2003 e voltado para levar energia elétrica as localidades rurais do Brasil e de autoria de Dilma Rousseff, ex-ministra de Minas e Energia. O governo cobre os custos de instalação.

Polêmicas do Governo Lula

  • O governo recebeu muitas críticas, principalmente da igreja, contrárias a transposição do Rio São Francisco. Muitas entidades criticaram essa decisão e um padre chegou a fazer greve de fome como forma de protesto.
  • Outra polêmica ambiental foi a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e Jirau. Muitas críticas foram direcionadas contra o projeto devido a interferência na vida da população indígena local e o impacto ao meio ambiente.
  • Viagens do filho de Lula no avião presidencial causaram polêmica quando a informação chegou à imprensa. Flores com o formato da estrela do PT no Palácio da Alvorada também foram criticadas durante o mandato.
  • O uso indevido de cartões de crédito corporativos em 2007 expôs diversas compras suspeitas feitas por ministros. Esses cartões devem ser utilizados para comprar material, pagar serviços e diárias em viagens.
  • O mensalão foi sem dúvidas o maior escândalo da Era Lula. O esquema tratava-se de pagamento de propinas para conseguir apoio em votações parlamentares. Diversos políticos petistas caíram e recentemente o julgamento dos acusados foi realizado.

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso