Menu

Questões sobre História do Brasil

desenho menino estudandoQuestão 1 - CESPE - 2012 - PM-CE - Soldado da Polícia Militar

Durante a ditadura do Estado Novo, Getúlio Vargas enviou tropas brasileiras para lutarem ao lado dos alemães na II Guerra Mundial.

  • Certo
  • Errado

Questão 2 - CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios – História

Na ditadura de Vargas, o Ministério do Trabalho foi utilizado para controlar o movimento operário.

  • Certo
  • Errado

 

Questão 3 - CESPE - 2011 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 2ª etapa

Assinale a opção correta com relação ao processo de independência do Brasil.

a) Um tipo de conflito de interesses que reapareceria em outros contextos da história do Brasil, centrado nas atribuições do Poder Executivo e do Legislativo, ocasionou a primeira grave crise política do nascente Estado nacional brasileiro e redundou na dissolução da assembleia constituinte encarregada de elaborar a primeira Constituição do país.

b) O reconhecimento da independência brasileira pela Inglaterra ocorreu quase simultaneamente à decisão dos Estados Unidos da América (EUA) de reconhecer o nascimento do Estado brasileiro sob a liderança do antigo príncipe regente português; em ambos os casos, condicionou-se o reconhecimento à abertura do mercado brasileiro ao comércio internacional.

c) Os dois partidos políticos constituídos no início do Primeiro Reinado, o Conservador e o Liberal, ofereceram a Dom Pedro I o apoio e a estabilidade necessários para o seu governo, cenário de estabilidade política que desapareceu em face da violenta repressão do governo central a movimentos separatistas como a Cabanagem e a Sabinada.

d) A emancipação política do Brasil, além de não ensejar grandes alterações na ordem econômica e social, preservou a monarquia, em meio aos vizinhos republicanos, situação somente possível devido à existência de uma elite política homogênea, detentora de sólida base social e de um projeto de nação consensualmente construído.

e) A Cisplatina e a Bahia foram as províncias brasileiras nas quais se manifestou a resistência portuguesa, tendo o governo de Lisboa contratado comandantes militares estrangeiros, como, por exemplo, o oficial francês Pedro Labatut, para liderar as tropas lusas no confronto com as forças leais a Dom Pedro I.

Questão 4 - CESPE - 2011 - CBM-ES - Oficial Bombeiro Militar Combatente

Considerando as informações acima apresentadas e a história contemporânea do Brasil, julgue os próximos itens. O governo de Tancredo Neves, cuja eleição direta selou o reencontro do Brasil com o poder civil e a democracia, interrompido com sua morte, foi completado pelo vice-presidente, José Sarney.

  • Certo
  • Errado

Questão 5 - FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Assistente Social

A reforma empreendida pelo Estado Brasileiro na década de 90 provocou a:

a) ampliação do Estado, considerando as necessidades de apoiar o mercado no momento de desenvolvimento das indústrias de tecnologia de ponta.

b) facilitação do pacto político no que diz respeito ao projeto nacional que congregasse diferentes ideários quer de esquerda como de direita.

c) ampliação do investimento no campo social com primazia do Estado.

d) diminuição do privativismo e ampliação das áreas de abrangência do Estado.

e) fixação social de valores e ideários orientados pela racionalidade mercantil e não expandiu de forma satisfatória as ações no campo das políticas sociais.

Questão 6 - TJ-SC - 2009 - TJ-SC - Analista Jurídico

Os levantes militares tenentistas, o fim da política café-com-leite, o agrupamento das oligarquias dissidentes na Aliança Liberal e o colapso da economia cafeeira foram alguns dos fatores que criaram as condições para a Revolução de 1930, a qual assinalou

a) O fim da República Velha e o início da República Oligárquica.

b) O declínio do Segundo Reinado e o início da República.

c) O fim da República Velha e o início da Era Vargas.

d) O início do Estado Novo e a fase de democratização do Brasil.

e) O fim do Estado Novo e o começo da Ditadura Militar.

Questão 7 - CESPE - 2008 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 1ª Etapa ÁGUA

No período joanino (1808-1821), foi encaminhado o processo de Independência, visto que a situação política, econômica e jurídica do Brasil orientava-se nesse sentido. Assinale a opção incorreta acerca desse período.

a) Importantes pensadores ou dirigentes portugueses haviam concebido, de tempos em tempos, a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, a qual não ocorreu em 1807 apenas por pressão inglesa.

b) A promoção das manufaturas era considerada como componente nocivo aos interesses de Portugal e, por tal razão, esteve ausente na política de D. João no Brasil.

c) A Corte do Rio de Janeiro fez-se representar no Congresso de Viena, que traçou a ordem internacional após a era napoleônica.

d) No Rio de Janeiro, D. João concebia a expansão ao norte e ao sul do Brasil, por meio de invasões de territórios sob dominação francesa ou espanhola, com o fim de robustecer o império luso na América.

e) O retorno de D. João a Portugal, em 1821, ocorreu por exigência de Lisboa, onde se instalara um governo dito revolucionário.

Questão 8 - CESPE - 2011 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 2ª etapa

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo de transição do poder militar ao civil no Brasil contemporâneo, julgue (C ou E) os itens seguintes. A Constituição de 1988, marco jurídico-político da nova ordem democrática, promoveu clara valorização do ideal de cidadania, e, após mais de duas décadas de vigência, a Carta é questionada por ter ampliado consideravelmente a autonomia dos entes federados, em especial no que concerne ao campo fiscal, com a redução da área de atuação do poder central nesse importante setor.

  • Certo
  • Errado

Questão 9 - CESPE - 2011 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 2ª etapa

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo de transição do poder militar ao civil no Brasil contemporâneo, julgue (C ou E) os itens seguintes. Fundamental para a composição da Aliança Democrática, vitoriosa na eleição presidencial de 1985, a cisão do partido governista levou seus principais dirigentes à aliança formal com o PMDB, da qual surgiu a chapa Tancredo Neves (PMDB) e José Sarney (PDS).

  • Certo
  • Errado

Gabarito das Questões

1) Errado. O Brasil enviou tropas para a guerra, mas lutou ao lado dos Estados Unidos contra o eixo.

2) Certo. Em 1930 foi criado o Ministério do Trabalho e 1 ano depois foi criada a lei sindical. As finanças dos sindicatos eram controladas pelo Ministério do Trabalho e esses órgãos trabalhavam em cooperação com o Estado.

3) Letra A.

4) Errado. A eleição que elegeu Tancredo Neves não foi feita diretamente e sim com um colégio eleitoral.

5) Letra E. A partir da década de 90 o governou tentou de diversas formas estabilizar a inflação com diversas medidas que culminaram no Plano Real. Entretanto, houve pouco investimento na área social. 6)Letra C. Com a crise na economia café-com-leite, foi formada uma Aliança Liberal que apoiou Getúlio Vargas para presidência do Brasil. Dando fim a República Velha e início a Era Vargas.

7) Letra B.

8) Errado.

9) Errado. Para manter-se no poder os militares lançaram a candidatura de Paulo Maluf pelo PDS. Políticos contrários a escolha fundaram o PFL que posteriormente vira unir forças com o PMDB e escolheu o vice José Sarney.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso