Menu

Engenharia de Requisitos

Segundo o IEEE, um requisito é definido como:

  1. Uma condição ou capacidade necessitada por um usuário para resolver um problema ou atingir um objetivo.
  2. Uma condição ou capacidade que deve ser atingida ou possuída por um sistema ou componente de sistema para satisfazer um contrato, padrão, especificação, ou outro documento de formalidade.
  3. Uma representação documentada de uma condição ou capacidade como em (1) ou (2).

Geralmente os projetos de software são entregues com atraso, custo acima do estimado e não atendem às reais necessidades do usuário final ou da organização que está pagando por ele. As falhas em sistemas, na maioria das vezes, não são oriundas de um processo de engenharia de software pobre. As falhas geralmente são consequência de problemas com os requisitos de sistema.

Requisitos de sistema são as especificações dos serviços que o sistema deve prover, as regras e informações que são necessárias para desenvolver o produto. O processo de engenharia de requisitos pode ser descrito como um processo sistemático de cinco passos distintos: elicitação de requisitos. análise e negociação de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos e gerenciamento de requisitos. O termo engenharia é aplicável por se tratar de processo prático e sistemático para identificação da melhor solução.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso