Menu

Gerenciamento de Requisitos

O que é Gerenciamento de Requisitos?

Corresponde ao conjunto de atividades que auxilia a equipe do projeto a identificar, controlar e rastrear os requisitos, bem como as alterações nos requisitos em muitos momentos do projeto.

Em outras palavras, é o processo que gerencia mudanças nos requisitos de um sistema.

Estas mudanças ocorrem conforme os clientes desenvolvem um melhor entendimento de suas reais necessidades.

Novos requisitos surgem e há alterações nos requisitos em todos os estágios do processo de desenvolvimento do sistema. São comuns os casos em que mais de 50% dos requisitos são alterados antes que o sistema seja posto em operação, o que causa sérios problemas para os desenvolvedores.

Para minimizar dificuldades, os requisitos devem ser documentados e controlados.

Quando não há controle de alterações, mudanças de baixa prioridade podem ser implementadas antes daquelas de alta prioridade, além de mudanças com alto custo não serem necessariamente aprovadas. Um levantamento em mais de 4.000 empresas européia identificou que uma das principais áreas problemáticas do desenvolvimento e produção de software era o gerenciamento de requisitos dos clientes (internos e externos).

As principais preocupações de gerenciamento de requisitos são:

  • Gerenciar mudanças nos requisitos acordados;
  • Gerenciar os relacionamentos entre os requisitos;
  • Gerenciar as dependências entre o documento de requisitos e outros documentos produzidos ao longo do sistema e do processo de engenharia de software.

As mudanças nos requisitos podem ser devidas a erros e confusão no processo de engenharia de requisitos, design ou problemas de implementação. Novos requisitos podem surgir conforme os stakeholders desenvolvem uma melhor compreensão do sistema ou em decorrência de alterações em circunstâncias externas como novas leis ou regulamentações introduzidas no ambiente de negócio.

Os requisitos não podem ser gerenciados de forma efetiva sem rastreabilidade. Um requisito é rastreável se for possível identificar quem solicitou o requisito, porque o requisito existe, quais os requisitos relacionados e como os requisitos se relacionam as outras informações como design de sistemas, implementações e documentos do usuário. Estas informações são utilizadas para identificar todos os requisitos afetados por mudanças propostas.

Boas práticas de gerenciamento de requisitos, como uma manutenção de dependências entre requisitos, têm benefícios em longo prazo, como maior satisfação do cliente e custos de desenvolvimento mais baixos. Uma vez que os retornos não são imediatos, o gerenciamento de requisitos pode parecer uma despesa desnecessária. Entretanto, sem a gerencia, a economia de curto prazo será devastada pelos custos em longo prazo.

Os problemas com gerenciamento de requisitos geralmente significam que os clientes não ficarão satisfeitos quando da entrega do produto.

Ferramentas de gerenciamento de requisitos podem prover facilidades como:

  • Um sistema de banco de dados para armazenamento de requisitos;
  • Análise de documento e facilidades de geração para ajudar a construir um banco de dados de requisitos e auxiliar na criação dos documentos de requisitos;
  • Facilidades de gerenciamento de mudanças que ajudam a garantir que as mudanças foram avaliadas e cotadas corretamente;
  • Facilidades de rastreabilidade que auxiliam os engenheiros de requisitos a encontrar dependências entre requisitos.

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso