Menu
HomeApostilasApostila GrátisAuditoriaNormas Relativas a Execução do Trabalho

Normas Relativas a Execução do Trabalho

Livre acesso a todas as dependências do órgão ou entidade auditada, assim como  a documentos, valores e livros, não lhe podendo ser sonegado, nenhum processo, documento ou informação.

Planejamento dos Trabalhos

Prever natureza,  extensão, oportunidade e  profundidade dos procedimentos de auditoria.

Exame Preliminar

Obter os elementos necessários ao planejamento dos trabalhos de auditoria, considerando a legislação aplicável, normas e instruções vigentes, bem como os resultados das últimas auditorias realizadas.

Elaboração do Programa de Trabalho

Determinação precisa dos objetivos do exame, definição e alcance dos procedimentos, das técnicas apropriadas e recursos necessários.

Avaliação dos Controles Internos

Controles contábil, administrativo e operacional das unidades da Administração Direta e entidades supervisionadas. Avaliando:

Capacidade dos Sistemas de Controle

Avaliar os procedimentos, políticas e registros que compõem os controles.

Efetividade

avaliar se funcionam de acordo com o previsto e se os objetivos de controle estão sendo atendidos, de forma permanente, sem desvios.

Certifica-se da existência e propriedade dos procedimentos e mecanismos de salvaguarda dos recursos humanos, financeiros e materiais e seu devido uso.

Constatar se os sistemas de registros incluem a totalidade das operações realizadas e se os métodos e procedimentos utilizados permitem confiar se as informações refletem adequadamente a boa e regular utilização dos recursos, bem como o cumprimento das metas e dos objetivos dos programas:

Prevenção de Impropriedade e Irregularidades: procedimentos, mecanismos e diretrizes que prevejam ou minimizem o percentual de improbidade ou irregularidades.

Exame dos Objetos de Controle

Supervisão dos Trabalhos de Auditoria: deve ser feita desde o planejamento até a emissão do parecer e o consequente acompanhamento dos resultados.

Responsabilidade de quem dirige a função: o titular pode delegar a supervisores, estabelecendo mecanismos e procedimentos adequados para avaliar a atuação deles, assegurando-se de que estes possuam conhecimentos técnicos e capacidade profissional adequadas.

Supervisão das Equipes de Trabalho: instruir e dirigir adequadamente seus subordinados, no que tange à execução dos trabalhos e ao cumprimento dos programas de auditoria.

Intensidade de Supervisão: depende de conhecimento e capacidade profissional dos membros da equipe, do grau de dificuldade previsível dos trabalhos e do alcance de prováveis improbidades ou irregularidades a detectar no órgão/entidade auditada.

Áreas e enfoques da supervisão - a supervisão deve abranger a verificação:

  • Do correto planejamento dos trabalhos;
  • Aplicação de procedimentos e técnicas para o atingimento das metas/objetivos previstos;
  • Adequada formulação dos papeis de trabalho;
  • Necessária consistência das observações e conclusões;
  • Fiel observância dos objetivos de auditoria;
  • Requisitos de qualidade dos pareceres (precisão, clareza, objetividade);
  • Cumprimento de normas e procedimentos de auditoria.

Obtenção de Evidências

Deverá realizar teste ou provas para obter evidências qualitativamente aceitáveis que fundamentem, de forma objetiva, suas recomendações e conclusões.

  • Finalidade da Evidência: obtenção suficiente de elementos para sustentar a emissão de seu parecer, para chegar a um grau razoável de convencimento da realidade dos fatos e situações observados, da veracidade da documentação examinada, da consistência da contabilização dos fatos e da fidedignidade das informações e registros gerenciais para fundamentar, solidamente, sua opinião.
  • Qualidade da Evidência: é de qualidade satisfatória, a evidência suficiente (com elevado grau de convencimento), adequada (apropriada aos fatos) e pertinente (há coerência com as conclusões).
  • Critérios para obtenção da Evidência: critérios de importância relativa (refere-se ao significado da evidência no conjunto de informações) e de níveis de riscos prováveis (refere-se às probabilidades de erro na obtenção e comprovação da evidência).
  • Improbidade e Irregularidades: deverá prestar especial atenção àquelas transações ou situações que denotem indícios de irregularidades, ainda que não sejam objeto de seu escopo inicial, dando o devido destaque das evidências em seu parecer, com vistas à adoção de providências corretivas pertinentes.

Detecção

Objetivo primeiro da auditoria é a busca de impropriedades ou de irregularidades. O adequado conhecimento da natureza e peculiaridade das operações permitem a identificação dos controles estabelecidos. Os indicadores podem surgir como consequência dos controles estabelecidos, pelos resultados dos trabalhos efetuados ou por outras fontes de informações. Quando se manifestam tais indicadores, os auditores estão obrigados a ampliar o alcance dos procedimentos necessários a fim de evidenciar a existência de irregularidades.

Apuração

Ao verificar a ocorrência de irregularidades, deverá de imediato, levar o assunto por escrito ao conhecimento do dirigente da unidade/entidade auditada, solicitando os esclarecimentos e justificativas pertinentes.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso