Menu

Globalização

Globalização.A globalização é um acontecimento em escala global que consiste na composição econômica, social e política de países distintos. Esse processo é resultado das novas tecnologias que reduziram as distâncias entre os países transformando os meios de comunicação e os meios de transporte. A globalização também é resultado do capitalismo e da necessidade dos países desenvolvidos em buscar outros mercados para investimento financeiro.

Ao analisar a Globalização pode-se retirar o termo Aldeia Global que consiste em uma rede de contato e conexões que reduz as distâncias culturais e econômicas dos países. Ela surgiu entre os séculos XV e XVI após as Grandes Navegações quando o continente europeu estabeleceu contatos com outros povos. Essa prática ganhou forças com a queda do socialismo no final do século XX.

As empresas multinacionais buscaram um novo mercado com consumidores interessados e provenientes de países socialistas. Uma das principais características desse processo é a redução dos valores pagos pelos processos produtivos. Ou seja, muitas empresas produzem peças e constroem seus produtos em países com mão-de-obra muito barata e conseguem reduzir o custo final, mas pecam no quesito qualidade de vida dos funcionários.

Blocos Econômicos: Com o avanço da globalização a criação de blocos econômicos se tornou mais uma forma de estreitar a relação entre os países membros. Surgiram Nafta, Mercosul, União Europeia, Apec, Tigres Asiáticos, etc.

Uma das inovações mais importantes para o mundo global foi a internet, que reduziu drasticamente a distância e a comunicação entre os povos, estabelecendo amizades, aumentando o conhecimento sobre novas culturas e o aperfeiçoamento nos negócios e vida pessoal. A globalização também está relacionada ao crescimento e universalização dos direitos humanos dos cidadãos.

É um sistema financeiro relacionado a países desenvolvidos e subdesenvolvidos que ajuda a melhorar a qualidade de vida da população, no acesso a produtos importados e na oferta de outros mais baratos ao consumidor. No entanto, essa rapidez e eficiência acarreta muito mais vagas em aberto e desemprego. Esse fenômeno acontece porque muitas empresas investem em automatização ou instalam suas fábricas em países onde a mão de obra é muito barata. Além disso, a globalização também acarreta problemas como desigualdade social.

Com a chamada Nova Ordem Mundial os EUA dividem o podem com países europeus (Antes da Crise na Europa), China e Japão, porém o país permanece o principal no quesito armas.

Consequências da Globalização

Internacionalização do Capital

Quanto mais países estiverem envolvidos melhor será para a globalização. Ela prega a incorporação dos povos no intuito de aumentar a concentração de mercado e ajudar o capitalismo.

Empresas Transnacionais

As maiores empresas do mundo estão internacionalizadas e possuem representação nos principais países em busca de redução de recursos, mão de obra barata, infraestrutura e incentivo fiscal e novos mercados consumidores.

Divisão Trabalhista

Os países subdesenvolvidos deixaram de ser apenas aqueles que forneciam alimentos e matérias-primas. Se tornaram consumidores e exportadores de produtos feitos pelas transnacionais nos países subdesenvolvidos.

Crescimento Tecnológico

O crescimento tecnológico alavancou a automatização industrial influenciando nos processos e na produção de produtos.

Internet/Inglês

O inglês se tornou a língua oficial para comunicação no mundo e a internet é o mecanismo utilizado para comunicação com pessoas de diversos países, reduzindo as distâncias e acelerado as informações.

Etapas da Integração na Economia

  • Zona de Livre Comércio: é uma zona composta por países membros em que suas mercadorias possuem autorização de livre circulação. As fronteiras, o controle sanitário e a produção de produtos possuem mais facilidade. Além disso, as taxas alfandegárias não são cobradas.

  • União Aduaneira: os países realizam negócios entre si com taxas alfandegárias comuns e preestabelecidas.

  • Mercado Comum: nessa etapa está incluída a zona livre de comércio e a união aduaneira, mas também inclui a circulação livre de pessoas, capitais e serviços.

  • União Monetária: Além de todas as etapas anteriores auxiliando nesse mercado comum, há também a criação de uma política econômica mais consistente e a emissão de uma moeda comum a todos os países.

  • União Política: Fase em que os países unificam suas políticas, defesa, segurança externa e interna. Tudo isso é somado as etapas anteriores.

Brasil na Globalização

O Brasil possui uma economia que gosta do mercado internacional e não possui problemas para comercializar com outras nações. Ao participar desse mercado cada vez mais global o país proporciona o acesso de sua população a produtos estrangeiros que são favoráveis ao consumidor, mas muitas vezes desleais com a indústria nacional.

Outra vantagem da globalização é a abertura econômica ocorrida no mercado brasileiro com a introdução de diversos capitais. Além disso, no aspecto cultural, o crescimento brasileiro é bem mais vantajoso com a aquisição no mundo das artes, do cinema, televisão, rádio, etc.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso