Menu

Pré-Sal

Petróleo brasileiro.O pré-sal é uma parte do subsolo onde há uma camada de sal formada aproximadamente a 150 milhões de anos sob as águas oceânicas. A discussão em relação a essa reserva no pré-sal acontece desde 1970 quando ainda não havia máquinas e nem tecnologia suficiente.

Porém, desde 2007 esse assunto tomou conta dos telejornais e não saiu mais. O pré-sal atinge o litoral brasileiro de Santa Catarina ao Espírito Santo. Nele se encontram grandes reservas de óleo leve e gás natural em tanta quantidade que superaria as reservas existentes no Brasil. A camada pré-sal do Brasil fica aproximadamente a 7 mil metros de profundidade e foram localizados vários campos de petróleo na localidade.

O país ainda não possui dinheiro e material necessário para extrair um petróleo em camadas tão profundas, mas a estimativa da Petrobras é que o Brasil alcance a auto-suficiência em petróleo até 2016. Não há uma definição do custo desse processo ao governo brasileiro. A retirada desses “possíveis” barris de petróleo podem render milhões de reais que poderão ser investidos pela União para o Novo Fundo Social (NFS), combate a pobreza, educação e inovações tecnológicas.

Há ainda uma intensa discussão sobre como serão redirecionados os royalties do pré-sal.Alguns preferem que os recursos obtidos sejam divididos entre os estados produtores, enquanto outros apoiam a distribuição dos recursos para todos os estados da federação.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso